Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária promove palestra na ReciCampos
Funcionários da empresa ReciCampos participaram de palestra sobre implicações do alcoolismo no ambiente de trabalho, na manhã de sexta-feira (27). A palestra foi promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa) da Vigilância Sanitária de Campos. A ação faz parte do projeto “Qualidade de Vida dentro das Empresas”, que visa alertar os funcionários das empresas quanto ao perigo constante de acidentes no trabalho, causados por esse tipo de vício e o prejuízo profissional, financeiro e familiar que podem ser gerados.
A coordenadora do IEC-Visa, Vívian Lanunce, explica que o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
- A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto à sua condição de alcoólatras - disse Vívian Lanunce.
Os educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Vangarges ministraram a palestra. Eles esclarecam que o álcool é a porta de entrada para outras drogas. Segundo os palestrantes, em cada dez usuários de álcool, um se torna dependente de droga, e o abuso de álcool causa 350 doenças físicas, dentre elas cirrose, câncer de fígado e doenças psíquicas.
Ainda de acordo com os educadores, cerca de 10 a 20% de bebedores pesados desenvolvem cirrose alcoólica ou degeneração de fígado. Outro dado apresentado na palestra afirma que o álcool está relacionado a 50% dos casos de morte em acidentes automobilísticos e é responsável por 54% dos acidentes de trabalho.
O diretor da Vigilância Sanitária, Waldir Simões, acrescenta que o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença física, espiritual e mental. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 12% da população, com idade entre 12 e 65 anos, é dependente de bebidas alcoólicas.
- O alcoolismo é responsável por uma série de doenças que podem levar inclusive à morte. Os órgãos mais atingidos são o cérebro, fígado, estômago, pâncreas, coração, músculos e o próprio sistema sanguíneo. O álcool também interfere diretamente na função sexual masculina, causando, por exemplo, infertilidade e impotência. Nas mulheres, pode causar diminuição da menstruação e infertilidade – destacou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira