Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária promove palestra na ReciCampos
Funcionários da empresa ReciCampos participaram de palestra sobre implicações do alcoolismo no ambiente de trabalho, na manhã de sexta-feira (27). A palestra foi promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa) da Vigilância Sanitária de Campos. A ação faz parte do projeto “Qualidade de Vida dentro das Empresas”, que visa alertar os funcionários das empresas quanto ao perigo constante de acidentes no trabalho, causados por esse tipo de vício e o prejuízo profissional, financeiro e familiar que podem ser gerados.
A coordenadora do IEC-Visa, Vívian Lanunce, explica que o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
- A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto à sua condição de alcoólatras - disse Vívian Lanunce.
Os educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Vangarges ministraram a palestra. Eles esclarecam que o álcool é a porta de entrada para outras drogas. Segundo os palestrantes, em cada dez usuários de álcool, um se torna dependente de droga, e o abuso de álcool causa 350 doenças físicas, dentre elas cirrose, câncer de fígado e doenças psíquicas.
Ainda de acordo com os educadores, cerca de 10 a 20% de bebedores pesados desenvolvem cirrose alcoólica ou degeneração de fígado. Outro dado apresentado na palestra afirma que o álcool está relacionado a 50% dos casos de morte em acidentes automobilísticos e é responsável por 54% dos acidentes de trabalho.
O diretor da Vigilância Sanitária, Waldir Simões, acrescenta que o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença física, espiritual e mental. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 12% da população, com idade entre 12 e 65 anos, é dependente de bebidas alcoólicas.
- O alcoolismo é responsável por uma série de doenças que podem levar inclusive à morte. Os órgãos mais atingidos são o cérebro, fígado, estômago, pâncreas, coração, músculos e o próprio sistema sanguíneo. O álcool também interfere diretamente na função sexual masculina, causando, por exemplo, infertilidade e impotência. Nas mulheres, pode causar diminuição da menstruação e infertilidade – destacou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18