Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental retira material poluente de Canal
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou restos de desmanche de carros no Canal Campos-Macaé, num patrulhamento de rotina, na manhã desta segunda-feira (30). Várias partes de veículos foram encontradas e retiradas do local. De acordo com o comandante do Grupamento, Márcio Barbosa, o trabalho visa evitar a poluição do Canal.
- O trabalho é de fiscalização ambiental. Tentamos detectar poluição hídrica, tiramos foto do local e esta fiscalização está ligada a vários segmentos. Depois da abordagem, retiramos os objetos do local, vamos à Delegacia fazer a denúncia de crime ambiental e depois a Polícia Civil vai averiguar. Temos 28 guardas municipais preparados para qualquer operação – disse o comandante.
Nesta segunda-feira, o patrulhamento contou com quatro profissionais. Além do comandante Márcio Barbosa, o subcomandante Sávio Tatagiba, o patrulheiro Paes Filho e o motorista Marcelo Matos também integraram a ação. O material apreendido foi constatado sem autor.
De acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98, causar poluição dessa natureza ou de qualquer outra, resultando em danos à saúde humana ou provocando a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode gerar penalidades como reclusão de um a cinco anos, além multa.
O subcomandante do Grupamento Ambiental, o biólogo Sávio Tatagiba, informou que o patrulhamento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, nas 22 lagoas de Campos. A sede do órgão fica localizada nos fundos do Horto Municipal e o telefone de contato para denúncias é o 153.
Confira aqui outras penalidades
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18