Notícia no detalhe
Mais uma abordagem a pessoas em situação de rua
A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS), através da Casa da Cidadania e Centro Pop, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de resgate e cidadania na manhã desta quinta-feira (02), nas ruas da área central de Campos. Na ocasião, várias pessoas que vivem em situação de rua foram abordadas e conscientizadas pelas equipes, que trabalham diariamente em prol desses indivíduos que se encontram fora do convívio social. A secretária Isaura Freire esteve presente durante a mobilização e alertou para a questão da caridade a estas pessoas, fazendo com que, involuntariamente, permaneçam nessa condição de morador em situação de rua. A ação também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo Isaura Freire, a doação fortalece ainda mais a permanência dessas pessoas nas ruas. “Caridade não é cidadania. Isso os indivíduos que vivem em situação de rua irão encontrar no abrigo. No local eles podem estar tirando a segunda via da documentação, eles tem hora para comer, para atividades físicas e lúdicas, capacitações, atendimento médico, entre outros. Nas ruas eles fazem o que querem”, acrescentou Izaura Freire.
A equipe, composta por 15 pessoas, entre assistentes sociais e enfermeiros, se mobilizou para percorrer vários pontos da cidade, entre eles, as proximidades do Jardim São Benedito e Praça do Liceu. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, de janeiro a junho deste ano, cerca de 450 moradores de rua receberam atendimento.
— Fizemos um levantamento e constatamos que, como o número de pessoas que vivem em situação de rua vem crescendo absurdamente no município, a partir da próxima semana iremos intensificar os trabalhos. Nossas equipes irão atuar 24 horas por dia mobilizando e conscientizando essas pessoas — adiantou a secretária de Família e Assistência.
A secretária concluiu dizendo que muitos desses indivíduos são provenientes de outras cidades. “Eles encontram em Campos a chance de retornarem para suas casas e comida e agasalho de graça, doados por entidades filantrópicas e pela população. E isso só aumenta ainda mais o quantitativo de pessoas que vivem em situação de rua”, afirmo.
Trabalho permanente - Na noite desta quarta-feira (1º), os agentes percorreram inúmeros pontos da cidade e conseguiram abordar socialmente 19 moradores de rua. Desse número, seis aceitaram passar a noite na Casa da Cidadania. Segundo Anne Caroline Cardoso, durante o percurso, uma das ações feitas pela equipe é justamente oferecer a esses indivíduos oportunidade de retorno ao convívio da família, pois muitas dessas pessoas são provenientes de outros municípios.
— Passamos a noite tentando oferecer um banho, alimentação e moradia, muitos resistiram, mas felizmente conseguimos levar seis conosco. Das 19 pessoas em situações de rua que foram abordadas, sete são de Campos; duas do Rio de janeiro, sendo que uma conseguimos embarcar no ônibus e mandar de volta para casa; um do município de São João da Barra; um de Macaé e dois da cidade de Vitória (ES). Ainda tiveram seis, que não souberam responder da onde vieram — explicou a diretora.
A Casa da Cidadania abriga cerca de 16 pessoas que viviam em situação de rua. Atualmente o local está passando por melhorias para que no futuro possa atender uma demanda maior e com mais dignidade. Os telefones para contato são: (22) 27334307 – Casa ou (22) 27231099 – SMFAS.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
- 17/11/2025 14:55:19 Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 09:12:51 Assistência Social e Cidadania abre inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil
Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
1711 14h55Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
1711 12h53GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















