Notícia no detalhe
Norueguesa quer investir no Complexo Farol-Barra do Furado
Executivos da empresa norueguesa Wilhelmsen apresentaram na tarde deste domingo (05) o plano de expansão da empresa no estado do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, conheceram a infraestrutura, a logística e os incentivos fiscais que o município oferece para atrair empreendimentos de grande porte, com elevada capacidade de geração de empregos. A posição estratégica de Campos, a infraestrutura de logística, os programas de fomento para o setor industrial, como o de incentivos fiscais e o de qualificação profissional, que já qualificou mais de 10 mil pessoas e empregou mais de cinco mil, impressionaram os representantes da empresa que foram recebidos pela prefeita Rosinha Garotinho e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves.
Os executivos Henrique Schlaepfer (diretor geral da Wilhelmsen na América do Sul); Felipe Coll (gerente de vendas); e o consutor Airton Maciel, informaram que 72% dos investimentos da empresa no Brasil se concentram no Rio e Macaé e que a empresa tem planos em expandir suas bases para o Litoral Norte Fluminense, em decorrência da implantação do Porto do Açu e do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. O projeto da empresa tem planta que necessita de área de mais de 100 mil metros quadrados, cujas atividades demandam a geração de 500 empregos.
Ao iniciar a reunião com a chefe do Executivo e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, os executivos Schlaepfer e Coll pediram desculpas por ocasionar uma agenda de trabalho num dia de domingo, em função das suas intensas atividades como executivos da empresa, cujo ritmo de trabalho alcança crescimento de 100% nos últimos dois anos no Brasil. Mas os representantes da Wilhelmsen se tranquilizaram ao ouvir do Cerimonial que faz parte da agenda do Gabinente receber autoridades e investidores em finais de semana quando o assunto é relevante para o município. O grupo também ocupa uma posição de liderança na indústria global de serviço marítimo através da Services Wilhelmsen Maritime AS, oferecendo produtos e serviços para cerca de 200 estaleiros e 24.000 navios por ano.
Após ouvir ampla explanação da prefeita e do secretário Marcelo Neves sobre a infraestrutura já existente e os projetos em andamento na cidade, na Baixada Campista, e na foz do Canal das Flechas, onde através de um consórcio com o município de Quissamã, está sendo construído as obras de infraestrutura para o Complexo Logístico Naval e Industrial Farol-Barra do Furado, Henrique Schlaepfer e Felipe Coll Wilhelmsen explicaram que a empresa é um conglomerado que atua em cinco setores e tem no braço da Wilhelmsen Ships Service, o título de uma das maiores do mundo em navegação, operação de serviços de navios, e apoio às atividades offshore (plataformas de petróleo).
Ao final da reunião, Henrique comentou: "Tenho conversado com gestores públicos e inclusive governadores, mas estou impressionado com o conhecimento técnico que a senhora possui sobre toda a região. Algumas perguntas que nós faríamos já foram esclarecidas. Não gosto de adiantar decisões, mas posso afirmar que estamos certos de onde vamos investir", disse.
- Se os senhores optarem por Campos, quero que 20% das vagas de empregos sejam reservadas para os jovens que precisam do primeiro emprego e que a empresa se comprometa com a qualificação de moradores da região para evitar que as vagas sejam ocupadas por pessoas de outros estados adiantou a prefeita.
- Temos disposição para fazer parcerias com outras empresas para montar uma Central de Qualificação, como cursos na área de soldas. O norueguês é muito comprometido com a questão social. No Rio, temos parceria com a Marinha do Brasil, num programa social com meninas, através da inclusão social, através do esporte, e podemos destacar um trabalho importante com a capoeira -, relatou Henrique Shlaepfer, que nos próximos dias designará técnicos da empresa para encontro de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, com o secretário Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18