Notícia no detalhe
Lei Maria da Penha completa seis anos
Nesta terça-feira (7), estará sendo marcada, em todo o Brasil, a data de sanção da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – que foi promulgada no dia 6 de agosto. Em Campos, a data será destacada na quarta-feira (08), devido aos festejos em louvor do padroeiro da cidade, Santíssimo Salvador. A iniciativa, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) terá início, com concentração às 9h no Calçadão, próximo à Catedral Diocesana. O grupo partirá em uma caminhada pelas ruas centrais da cidade a fim de fomentar um maior conhecimento da lei, bem como falar a respeito dos trabalhos que têm sido feitos por aquele órgão em defesa da mulher campista.
De acordo com a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, todo o percurso terá aproximadamente uma hora. Os participantes poderão transmitir às pessoas que circularem pela área central de Campos as ações que têm sido adotadas com vistas a pôr todas as medidas protetivas que constam na Lei Maria da Penha, em prática.
– Iremos distribuir a Cartilha da Lei Maria da Penha entre as pessoas, ressaltando nosso serviço prestado dentro do município e esclarecendo que ainda temos muito a providenciar em termos de aprimoramento da lei – informou Margarida.
Mecanismo avançado, porém com falhas – Todo o respaldo, de acordo com a presidente do Comdim, deve ser dado nas três esferas – municipal, estadual e federal – fazendo com que dispositivos como condições de fiscalização das delegacias e varas especializadas,os abrigos de apoio às mulheres e demais órgãos como o Conselho da Mulher, Centro de Referência do Atendimento à Mulher e outros seja uma das ações que possam vir a fortificar a lei.
O percentual de descumprimento da Maria da Penha ainda é preocupante e conforme destaca o defensor público Carlos Eduardo Rios, 75% das medidas protetivas de urgência no Estado, são cumpridas.
- Essa rede de enfrentamento, como chamamos, necessita de uma revisão. Continuamos a ver casos escabrosos de mulheres que são vitimadas pela violência e toda a sociedade tem responsabilidade nisso – salientou Margarida.
A presidente do Comdim ainda destacou o trabalho que o conselho vem fazendo e que já é reconhecido em outros centros,onde, com freqüência, partem convites para darem palestras a respeito do que vêm fazendo no município em prol de condições mais dignas para a mulher campista no que tange à sua cidadania, autoestima e valorização à vida.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















