Notícia no detalhe
Contribuintes devem procurar Finanças para regularizar impostos
Estar em dia com as obrigações tributárias é essencial para que os indivíduos não tenham despesas desnecessárias, como multas e juros. O secretário municipal de Finanças, Benilson Paravidino alerta para que os contribuintes, que estão inadimplentes com os impostos municipais, procurem a secretaria municipal de Finanças, a fim de, quitarem suas dívidas. De acordo com ele, cerca de 104 mil e 600 pessoas estão em dívida com o município. Esse número é referente ao primeiro semestre de 2012.
- Essas inadimplências são referentes aos proprietários de imóveis (edificações ou terrenos) com débito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , e também àqueles que estão em dívida com o Imposto Sobre Serviço (ISS). Nesses casos, além das multas e juros, o contribuinte que não pagar suas pendências poderá ser inscrito em dívida ativa e arcar com custas processuais e honorários de advogado – explicou o secretário.
Para colocar sua situação em dia, o contribuinte deve comparecer à sede da secretaria municipal de Finanças, situada à Rua Treze de Maio, número 129, no Centro. No local, ele deverá pedir para fazer a consulta de débito e obter a guia de pagamento. O parcelamento pode ser feito em até 36 vezes.
Nos casos de inadimplência, Benilson alertou que o contribuinte fica impedido de tirar a certidão negativa, documento que afirma se o indivíduo está em dia ou não com os impostos. Nesse caso, se a pessoa estiver com dívida, a certidão fica retida, impedindo a mesma de comprovar a sua regularidade fiscal. No caso das empresas, os inadimplentes ficam impedidos de participarem de licitação e receber empréstimos, por exemplo.
A secretaria municipal de Finanças semanalmente envia cartas de cobrança, além de publicar no Diário Oficial (D.O), a lista das inscrições municipais que possuem débitos junto à Fazenda. No entanto, o secretário afirma que muitas dessas correspondências são devolvidas pelos Correios, e que muitos contribuintes desconhecem as suas dívidas por falta de informação.
- Acontece que em algumas localidades e distritos de Campos, os carteiros não entregam as correspondências em casa. Para isso existe um posto dos Correios onde o morador pode retirar sua carta. Mas, muita gente não sabe que está inadimplente e não vai procurar a correspondência. Daí, as cartas ficam cerca de 20 dias nos Correios, e, passado esse tempo são devolvidas – mencionou Benilson.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/12/2024 17:03:43 Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
- 21/12/2024 13:01:14 Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
- 21/12/2024 12:34:05 GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
- 21/12/2024 11:05:17 Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
- 21/12/2024 10:54:44 Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
2112 13h01Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
2112 12h34GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
2112 11h05Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
2112 10h54Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro