Notícia no detalhe
Contribuintes devem procurar Finanças para regularizar impostos
Estar em dia com as obrigações tributárias é essencial para que os indivíduos não tenham despesas desnecessárias, como multas e juros. O secretário municipal de Finanças, Benilson Paravidino alerta para que os contribuintes, que estão inadimplentes com os impostos municipais, procurem a secretaria municipal de Finanças, a fim de, quitarem suas dívidas. De acordo com ele, cerca de 104 mil e 600 pessoas estão em dívida com o município. Esse número é referente ao primeiro semestre de 2012.
- Essas inadimplências são referentes aos proprietários de imóveis (edificações ou terrenos) com débito do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , e também àqueles que estão em dívida com o Imposto Sobre Serviço (ISS). Nesses casos, além das multas e juros, o contribuinte que não pagar suas pendências poderá ser inscrito em dívida ativa e arcar com custas processuais e honorários de advogado – explicou o secretário.
Para colocar sua situação em dia, o contribuinte deve comparecer à sede da secretaria municipal de Finanças, situada à Rua Treze de Maio, número 129, no Centro. No local, ele deverá pedir para fazer a consulta de débito e obter a guia de pagamento. O parcelamento pode ser feito em até 36 vezes.
Nos casos de inadimplência, Benilson alertou que o contribuinte fica impedido de tirar a certidão negativa, documento que afirma se o indivíduo está em dia ou não com os impostos. Nesse caso, se a pessoa estiver com dívida, a certidão fica retida, impedindo a mesma de comprovar a sua regularidade fiscal. No caso das empresas, os inadimplentes ficam impedidos de participarem de licitação e receber empréstimos, por exemplo.
A secretaria municipal de Finanças semanalmente envia cartas de cobrança, além de publicar no Diário Oficial (D.O), a lista das inscrições municipais que possuem débitos junto à Fazenda. No entanto, o secretário afirma que muitas dessas correspondências são devolvidas pelos Correios, e que muitos contribuintes desconhecem as suas dívidas por falta de informação.
- Acontece que em algumas localidades e distritos de Campos, os carteiros não entregam as correspondências em casa. Para isso existe um posto dos Correios onde o morador pode retirar sua carta. Mas, muita gente não sabe que está inadimplente e não vai procurar a correspondência. Daí, as cartas ficam cerca de 20 dias nos Correios, e, passado esse tempo são devolvidas – mencionou Benilson.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















