Notícia no detalhe
Prefeitura: nova técnica para melhoramentos de estradas vicinais
A prefeitura mantém em ritmo acelerado o programa de manutenção e melhoramento de estradas vicinais, importantes para a locomoção da população no interior, bem como para facilitar o escoamento da produção agrícola, da pecuária, de produtos de outras atividades, bem como para incentivar o desenvolvimento do turismo ecológico, especificamente na região serrana do Imbé. A aplicação de uma nova técnica ecologicamente correta na recuperação das estradas vicinais proporciona mais aderência dos veículos na pista, maior durabilidade da base das estradas e benefícios ao meio ambiente com reautilização de raspas de asfalto.
Neste sentido, a Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando intervenções para melhoramento em estradas da região do Imbé, respeitando as normas de preservação do ambiente, como realiza na Estrada da Figueira e em seguida será realizado na Estrada do Donato e na Estrada do Leite.
O secretário de Obras, Edilson Peixoto, informa que a Estrada do Donato tem 38 quilômetros de extensão e que a exemplo das obras que estão sendo realizadas na Estrada da Figueira, em seus 10 quilômetros de extensão, receberá melhoramentos que compreendem obras de arte (canaletas nas marginais e instalação de manilhas sob a estrada nos pontos de alagamento) para drenagem, que evita erosão do leito da estrada, e ainda aplicação de novas técnicas com utilização de material asfáltico frezado, misturado com o saibro da estrada, triturado por máquinas, misturado com água e compactado e nivelado com rolo compressor.
- Estamos realizando um trabalho inédito nas estradas da região do Imbé, que associa novas técnicas, com apelo ecológico, porque empregamos na base das estradas o asfalto que é removido dos reparos das rodovias, misturado com o material (saibro e arrecifes) do leito das próprias estradas vicinais. Primeiro a máquina patroladora escarifica (escava e tritura) a base de terra da estrada de terra e depois misturamos o asfalto escarificado que é trazido de outras estradas. O trabalho necessita do nivelamento da base, da aplicação da água e compactação com uso de rolo vibrador com pé de carneiro, e na fase final, o uso do rolo nivelador. Com esta nova ténica, as estradas ganham novo aspecto, melhor aderência, que aumenta a segurança nas curvas, redução na trepidação dos veículos e maior durabilidade da base - detalhou o secretário Edilson Peixoto.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento