Notícia no detalhe
“Meu negócio é legal” cadastra donos de trailers no município
O projeto “Meu negócio é legal”, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) em parceria com a secretaria de Obras e Urbanismo, Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam) e Vigilância Sanitária do município, cadastrou 570 donos de trailers no município que passarão a ter seu negócio formalizado e estruturado e se tornarão proprietários de quiosques. Novos quiosques já estão sendo construídos através deste projeto e a meta é que até o final do ano cerca de 300 trailers sejam substituídos por quiosques devidamente legalizados e seus proprietários qualificados e reconhecidos como micro empreendedores. As obras já foram iniciadas em alguns pontos, e mais de 70 quiosques já estão em fase de construção.
Segundo o presidente da Codemca, Jivago Faria, o órgão encontrou pelo município trailers que não se enquadravam dentro das normas da Vigilância Sanitária, sem banheiro, com improvisação de caixas d’água, fora dos padrões de acessibilidade, além de não estarem com o alvará de funcionamento regular e muitos de seus proprietários não possuírem suporte da Previdência Social, através da formalização. “O município vem para levar a estes donos de trailers maior suporte e, sobretudo, qualificá-los para receber seus clientes de forma a atraí-los para seu estabelecimento. Com as parcerias municipais, o profissional vai poder trabalhar legalmente, receber qualificação e, através do Fundecam, ter uma linha de crédito para construção do quiosque”, pontua.
Para atender aos micro empreendedores, o Fundecam criou uma linha de crédito específica para que os donos de trailers possam financiar a construção do quiosque. Os quiosques seguirão um padrão estabelecido pela Prefeitura de Campos e serão feitos por construtoras indicadas pelos próprios donos dos quiosques. A linha de crédito específica chega a ter juros de 2% ao ano, caso as parcelas sejam pagas em dia. O pagamento do financiamento será iniciado três meses após os quiosques estarem finalizados.
Jivago explica que o profissional poderá quitar o financiamento com parcelas de mesmo valor do pagamento da permissão de uso do quiosque. Para isso, o pagamento da permissão de uso será suspensa até que o empreendedor quite todas as parcelas do financiamento, para que não haja o acúmulo de proventos a pagar, facilitando assim, a vida do profissional.
Os quiosques serão construídos próximos aos antigos estabelecimentos, e se o espaço for regularizado, até no mesmo local. Estes também poderão ser construídos em canteiros e praças. “Estamos trabalhando para que os novos quiosques atendam a todas as normas de acessibilidade, que tenha o alvará de funcionamento regular, que os donos sejam formalizados através do “Espaço Empreendedor”, que toda a rede de água e esgoto também seja regular possibilitando a colocação de sanitários. Os empreendedores poderão colocar cadeiras para o melhor atendimento ao cliente e qualidade nos serviços prestado, além de serem preparados profissionalmente pela Vigilância Sanitária através de cursos. A intenção é que os quiosques se tornem verdadeiros pontos gastronômicos” explica Jivago.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação