Notícia no detalhe
Multivacinação para crianças de até 5 anos começa sábado
Começa neste sábado (18) e prossegue até dia 24 a Campanha Nacional de Atualização do Cartão de Vacina, que acontece junto com a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e será uma oportunidade para os pais regularizarem a imunização dos filhos menores de cinco anos de idade. Na campanha, o Ministério da Saúde vai lançar duas novas vacinas e, em Campos, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar também as vacinas Prevenar e contra a Hepatite A.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, convoca os pais a levarem os filhos a uma das 64 salas de vacinação do município, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente – CRTCA 1 e 2, de 8h às 17h.
- O objetivo da campanha é reduzir os índices de doenças que podem ser prevenidas com a imunização e as taxas de abandono do esquema vacinal das crianças. O alerta é para que os pais, porque seus filhos só ficam protegidos dessas doenças se receberem todas as doses e os reforços das vacinas previstos. O Ministério da Saúde estabeleceu, como meta, que cada município comprove que, pelo menos, 99% crianças menores de cinco anos estejam com o cartão de vacinação em dia.”, esclarece o secretário.
Novas vacinas - “Nesta campanha, a vacina Tetravalente será substituída pela Pentavalente, que protege da difteria, coqueluche, tétano, hepatite B, meningites e outras doenças bacterianas. A gotinha contra a paralisia infantil será substituída pela vacina injetável, a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), para crianças e 2 e 4 meses de idade. Os reforços, a criança que começar a vacinação de rotina em agosto, aos de dois meses de idade, ou que for receber o reforço, aos quatro meses, passa a ser imunizada com a vacina injetável. Já o reforço, aos 6 e 15 meses, serão com a gotinha”, falou Venâncio.
O diretor da Epidemiologia, Charbell Kury explica que esta é uma campanha de multivacinação. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Prefeitura de Campos vão disponibilizar, nesta campanha, as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Pólio Oral (VOP), Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT), Prevenar 13 e Hepatite A”, contou.
Charbell reforça o alerta do secretário de Saúde: “A criança que está com o cartão vacinal em dia não será vacinada. No entanto, mesmo os pais que acham que o cartão está em dia devem levar os filhos de, até, cinco anos de idade a um posto de vacinação, para que um profissional da saúde faça essa verificação. Além disso, as crianças de até dois anos poderão ser vacinadas com a Prevenar e Hepatite A, que são oferecidas especificamente pela Prefeitura de Campos”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira