Notícia no detalhe
Radioterapia: pacientes terão tratamento em Campos
Campos registra esta semana mais um avanço em serviços de alta complexidade, ampliando a assistência em oncologia. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, anunciou que, a partir desta quinta-feira (16), o Hospital Doutor Beda coloca em funcionamento um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia, no tratamento de câncer. O hospital é credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) atue com tratamento de radioterapia. Em função da Gestão Plena, a regulação é feita pelo município, através da Secretaria de Saúde.
- Este tratamento, até então, era realizado apenas em Itaperuna, no Noroeste Fluminense e, mesmo a Prefeitura de Campos disponibilizando toda estrutura de transporte e acompanhamento do paciente para o outro município, o deslocamento em si já representava um desconforto a mais para uma pessoa que tem de enfrentar uma doença como o câncer -, falou o secretário.
De acordo com Geraldo Venâncio, cerca de 40 pacientes oncológicos de Campos passarão a ser atendidos no Doutor Beda: “A Superintendência de Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde, está finalizando a regulação do serviço junto à Secretaria de Saúde do Estado, não só para o atendimento a esses pacientes como o outros que iniciarão o tratamento”, explicou.
O secretário ainda lembrou que Campos foi o primeiro município brasileiro a implantar uma Vigilância do Câncer. Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o serviço que está tendo sua rotina adaptada pela Coordenação Municipal de Oncologia junto ao Núcleo de Controle e Avaliação e à Superintendência de Saúde Coletiva.
- A Vigilância do Câncer prevê um prontuário eletrônico para recebimento de dados em tempo real e sistema de georeferenciamento, que permitirá identificar os tipos mais incidentes da doença e a população mais suscetível. Dessa forma, a Secretaria de Saúde poderá estabelecer estratégias preventivas e medidas mais eficazes de combate aos cânceres e de tratamento da doença. Esses dados estão sendo inseridos no sistema e a previsão é de que, no final deste ano, tenhamos um relatório sobre a situação do câncer em Campos - , concluiu o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira