Notícia no detalhe
Indústria financiada pelo Fundecam: um caso de sucesso
A Fábrica de Ladrilhos Goytacazes Ltda, pertencente ao Grupo FLG Blocos, é um dos exemplos de empreendimentos bem sucedidos no município de Campos. Com 30 anos de atividade no ramo, a construtora cresceu nos últimos cinco anos à medida que conseguiu financiamento do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), no valor de 2,1 milhões para serem pagos em 60 prestações. Segundo informações do Fundecam, já foram pagas 37 prestações, rigorosamente em dia.
Os empréstimos foram adquiridos em setembro e novembro de 2008 e serviram para ampliação e modernização do parque industrial, bem como aquisição de novas máquinas e equipamentos. A FLG é uma das únicas empresas que nunca atrasou as prestações com o Fundecam.
A empresa funcionou por muitos anos na Rua dos Goitacazes (Rua do Gás), daí o nome Fábrica de Ladrilhos Goytacazes. Há cinco anos, a empresa se transferiu para a localidade de Barro Branco e virou uma indústria com sede própria numa área de 54.000 m². O número de empregos diretos gerados, que era de 12, passou para 50. A produção e o faturamento foi multiplicado por cinco e atualmente é de 15 mil blocos de concreto por dia. Além dos blocos de concreto, a indústria produz pisos intertravados, manilhas, tubos e meio-fios, tudo também feito de concreto. Fornece material para a prefeitura, obras particulares e para o Porto do Açu.
- A FLG é uma das cinco maiores empresas do ramo de construção no estado do Rio de Janeiro e a única do interior do estado que tem um Laboratório de Controle de Qualidade, uma iniciativa rara na área industrial. No Laboratório de Controle de Qualidade, uma prensa testa a resistência dos blocos até eles se quebrarem. A FLG também é certificada com o selo de qualidade da Associação Brasileira de Cimento Portland, o que permite que a indústria produza para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade Habitacional, pela Caixa Econômica Federal – informa o gerente geral e engenheiro responsável pela indústria, Adalberto Rangel.
O presidente da FLG, José Geraldo Soares, fala sobre a importância do finaciamento do Fundecam para a ampliação e crescimento da indústria comandada por ele. “Empreendedores sérios buscam essa parceria não pelo custo baixo do capital emprestado. E, sim, por ter certeza do empreendimento a ser implantado. Porque todo capital um dia terá que ser pago”, diz o empresário.
O presidente do Fundecam, Otávio Amaral, comenta que a FLG é uma empresa que tem contribuído bastante e aproveitado a oportunidade do crescimento exponencial de Campos, tendo em vista que a cidade hoje em relação ao país é uma referência na geração de empregos. “Segundo dados do Cadastro Geral de Desempregados (Caged), o Brasil no primeiro semestre de 2012 teve um saldo negativo de 400 mil empregos e Campos, com o Superporto do Açu e o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, teve um saldo positivo de 1.200 empregos”, informou Otávio Amaral.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira