Notícia no detalhe
Campos é referência regional na qualificação profissional
Além dos cursos técnicos profissionalizantes e de graduação no nível superior existentes no polo universitário de Campos, a cidade se consolidou nos últimos três anos como o município da região Norte Fluminense que oferece a maior oferta de bolsas para cursos de qualificação profissional de seus munícipes, através de parcerias entre a Secretaria de Trabalho e Renda com instituições de ensino profissionalizante. O reconhecimento tem sido evidenciado, através dos convites de outros municípios à Secretaria de Trabalho e Renda para apresentar as experiências positivas obtidas em Campos, como os mais de oito mil qualificados e a intermediação de mais de 11 mil trabalhadores empregados através do Balcão de Empregos.
Na quarta-feira (15), o secretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, a convite da Universidade Fundação São José, em Itaperuna, participou como palestrante do Fórum "O Mercado de Trabalho: tendências do cenário regional".
Na palestra, José Alberto Nogueira falou sobre as nuances do novo mercado de trabalho que surge na região, suas exigências de qualificação, remuneração e oportunidades oferecidas para os jovens e para profissionais que estão preparados para ocupar as vagas que surgem em diversas áreas no setor industrial e de serviços. José Alberto falou aos jovens universitários sobre o horizonte profissional que se consolida na região Norte Fluminense e que terá influência num raio de cerca de 200 quilômetros de Campos.
- Fizemos um amplo debate sobre o leque de oportunidades que o novo mercado oportuniza para os jovens. Falamos dos empreendimentos estruturantes que a região recebe como a instalação dos estaleiros no Açu e na Barra do Furado e que vão gerar milhares de empregos: só três mil na primeira fase que terá duração de cinco anos. Eles ficaram impressionados do papel do Balcão de Empregos, que tem marcado de forma positiva o papel da Prefeitura de Campos na execução de políticas públicas, voltadas para qualificar a gente da nossa região, de forma a evitar que os melhores empregos apenas sejam alcançados por pessoas que migram de outros estados para a nossa região. Se isso ocorrer, os recursos que serão pagos através dos salários vão migrar para os estados de origem destes trabalhadores -, observa José Alves.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
- 03/07/2025 08:41:45 Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
- 03/07/2025 08:33:18 Procon Campos ministra palestra para alunos do 6º ano da E.M. José do Patrocínio
- 03/07/2025 08:22:01 Departamento de Odontologia visita escola onde será realizado o Prefeitura em Ação
Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
0307 08h41Resultado final dos novos bolsistas do Programa de Apoio à Economia Criativa
0307 08h33Procon Campos ministra palestra para alunos do 6º ano da E.M. José do Patrocínio
0307 08h22Departamento de Odontologia visita escola onde será realizado o Prefeitura em Ação
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi