Notícia no detalhe
Mutirão de Cirurgias Pediátricas neste sábado no HPC
Clima de animação no Hospital Plantadores de Cana (HPC) para descontrair as 54 crianças com até 12 anos de idade que estão sendo atendidas no Mutirão de Cirurgias Pediátricas neste sábado (18). O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, foi acompanhar os procedimentos e, até às10h, já haviam sido realizadas 10 operações baixa e média complexidades, como hérniainguinal, hérnia umbilical, fimose e frenotomia lingual.
O secretário também conversou com pais e com os pequenos pacientes, que demonstravam tranquilidade: “Vitor tem 5 anos e, desde os 3, estava na fila de espera por uma cirurgia de fimose. Foi uma sorte ele ter sido selecionado para o mutirão e está animado, brincando enquanto aguarda a vez dele’, contou a mãe do menino, Geisilane Faria, 31 anos.
A psicóloga Magna Peres explicou que foi montado um espaço com atividades lúdicas e brincadeiras, para que as crianças aguardassem os procedimentos sem nenhuma tensão: “Temos animadores culturais, área do “Pintando o 7”, para as crianças desenharem, pintarem, e para o “Era uma vez”, com contação de histórias, além de distribuição de brindes. Tudo isso ajuda a quebrar o estresse dos pais e dos filhos diante de um pré-operatário”, falou.
Chaila, 5 anos, e Ewerton, 7, aguardavam por cirurgias de hérnias umbilicais. “Acho ótima a ideia do mutirão”, disse a mãe de Chaila, Leandra Peixoto, 27. “Não imaginava toda essa festa. Nem parece um hospital”, declarou a mãe de Ewerton, Eliete Velasco, 32.
De acordo com o secretário de Saúde, a Prefeitura disponibilizou 200 consultas para a seleção dos pacientes e investiu R$ 50 mil em remuneração das equipes, materiais hospitalares e medicamentos.
“Merece destaque o trabalho desses profissionais, cirurgiões,anestesistas, pediatras, enfermeiras, instrumentadores e psicóloga, entre outros que vão possibilitar tirar essas 54 crianças da fila de espera do hospital por cirurgias eletivas. Está tudo muito bem estruturado e, com certeza, este é o pré-operatório mais animado que eu já vi”, concluiu Geraldo Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18