Notícia no detalhe
Exposição sobre a carreira de Ana Botafogo no Trianon
O foyer do Teatro Municipal Trianon recebe a partir desta quinta-feira (23), a exposição de fotografias “Ana Botafogo e a Imprensa”, reunindo um vasto material sobre a carreira da mais famosa bailarina do Brasil. A exposição faz parte das atrações do III Congresso de Dança, que começa no dia 28. A visitação terá início nesta quinta, prosseguindo até o dia 2 de setembro, de terça a sexta, das 14h às 17h.
Ana Botafogo nasceu e foi criada no Rio de Janeiro, onde começou e desenvolveu seus estudos de balé. Sua carreira profissional iniciou-se na França ao vencer, em Paris, uma audição realizada pelo Ballet de Marseille, de Roland Petit, tendo sido a única bailarina escolhida. Na Europa frequentou para aperfeiçoamento a Academia Goubée, na Salle Pleyel, em Paris, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center (Covent Garden), em Londres (Inglaterra).
No seu repertório destacam-se produções completas como Coppélia, Giselle, Romeu e Julieta, O Quebra-Nozes, A Sagração da Primavera, Don Quixote, O Lago dos Cisnes, La Fille Mal Gardée, La Sylphide, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, Megera Domada, Eugene Onegin e A Viúva Alegre.
Ana não se dedica apenas à sua carreira, mas tem como preocupação a divulgação e popularização da dança clássica no Rio de Janeiro e no Brasil. Tem colaborado e é madrinha do “Projeto Dançando Para Não Dançar” destinado à educação artística de crianças da população carente da cidade do Rio de Janeiro. Tem participado também de inúmeras campanhas e espetáculos beneficentes.
– Ficamos infinitamente honrados com o fato de recebermos esta exposição, justamente no período do III Congresso de Dança. Ana Botafogo é um exemplo de profissional e serve como referência para quem sonha em trilhar algum caminho no mundo da dança – destaca a presidente da Fundação Trianon, Aline Ferreira.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18