Notícia no detalhe
Dengue: mutirão em setembro para evitar epidemia
Campos mais uma vez sai na frente e reforça ações de governo para evitar uma epidemia de dengue no final deste ano. Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), realizado este mês, demonstra que o município tem, atualmente, a taxa de 1.4 de infestação do mosquito transmissor da doença – índice aceitável e mais baixo do que o registrado ano passado no mesmo período (1.6). No entanto, a Prefeitura vai realizar um grande mutirão, das 8h às 14h, no primeiro domingo de setembro, dia 2, em oito bairros que estão na faixa de risco, com 3.9% de infestação.
Esses oito bairros estão localizados na área central da cidade. São eles a Avenida Pelinca e os Parques Dom Bosco, Tamandaré, São Caetano, Santo Amaro, Maria Queiroz, Thomaz Coelho e Rodoviário. Nesta quarta-feira (22), o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o subsecretário Roberto Vogel, e os diretores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Sales, e do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, reuniram-se com o secretário de Obras Urbanismo, Edilson Peixoto, e representantes das secretarias de Serviços Públicos e Educação (Smec), para traçar os detalhes do mutirão.
A ação prevê a visita de agentes de endemias a cerca de 15 mil imóveis e a vistoria em mais de 120 terrenos baldios. A secretaria de Serviços Públicos iniciará o trabalho de remoção de entulhos dos terrenos na semana que antecede o mutirão. No dia, a secretaria levará homens e equipamentos para recolhimento e compactação do lixo que forem retirados dos imóveis.
- A secretaria de Obras, além de disponibilizar 13 caminhões e oito retroescavadeiras, começará, ainda este mês, a limpeza de todo o sistema de drenagem de águas pluviais nesses bairros, para evitar a formação de focos do mosquito em bueiros, que acumulam água. Acho muito importante essa ação preventiva, porque realizamos grandes mutirões de combate à dengue e todos apresentaram resultados positivos - falou o secretário Edílson Peixoto.
A secretaria de Educação também se comprometeu a realizar um trabalho de orientação aos moradores dos bairros que receberão o mutirão: “Temos apenas uma escola municipal nessa região, que é a Escola Ferroviário Jacy da Silva Barreto, mas apresentamos uma proposta de panfletagem pré-mutirão nesses bairros, esclarecendo sobre a importância da participação da comunidade nessa ação”, disse a coordenadora de Ciências da Smec, Claudete Soares.
- Agosto é um mês mais tranquilo, sem números altos de casos de dengue; mas, depois de outubro, começa a incidência de chuva e calor e, por isso, é fundamental essa prevenção, para reduzir os índices de infestação do mosquito e evitar uma epidemia no mês de dezembro. Tivemos exemplos de epidemias do vírus 4 da dengue em outros municípios e Campos, agora, mais uma vez, se destaca como primeira cidade a se preocupar com a prevenção e começar, desde já, a intensificar as ações preventivas da doença - disse o diretor do CRD, Luiz José de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira