Notícia no detalhe
Palestra orienta estudantes sobre prevenção de drogas
Garantiros direitos das crianças. Este é o objetivo do projeto “A criança pede...), coordenado pelo guarda Ivan Silva de Souza, com o apoio da Guarda Municipal. Nas palestras desta sexta-feira (24), na Escola Municipal Sagrada Família, os integrantes do projeto orientaram os alunos sobre formas de prevenção do uso de drogas, abuso sexual, gravidez precoce, violência e acidentes domésticos.
Cerca de 30 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA I) e (PAAII) participaram das palestras, acompanhados pelos professores. Segundoo delegado Márcio Caldas, titular da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, as crianças e os adolescentes são público alvo do crime. “Muitas vezes eles são vítimas de abusos por falta de informação”, afirma.
- Droga é ruim. Existem drogas pesadas, como a cocaína e a maconha. A cerveja e o cigarro também são drogas. Cuidado com os falsos amigos. Fujam das drogas. Quem usa droga ou é preso ou morto - alertou.
O delegado orientou os estudantes também sobre abuso sexual, gravidez precoce e tráfico de crianças e adolescentes. “Saiam da escola sempre em grupo. Não entrem em carros de estranhos, não aceitem bala de desconhecidos, não abracem “tios”. Se alguém disser que você é bonita e convidá-la para ser modelo, consulte seus pais. Não faça nada sem o consentimento deles. Não façam maldade nem banquem o fortão. Lugar de fortão é no caixão”, completou.
Acidentes domésticos - Segundo a pediatra Ângela Sarmet, cerca de 5 mil crianças morrem por ano no Brasil em consequência de acidentes domésticos. Outras 20 mil pessoas são internadas anualmente.
- Evitem quedas, principalmente em escadas. O choque elétrico pode até matar. Nunca abram a geladeira com os pés descalços e com as mãos molhadas – alertou a pediatra. Ela orientou também sobre os riscos da ingestão de produtos tóxicos. “Cuidados com os produtos de limpeza colocados em garrafas pet. O mais grave é a soda cáustica. Se a criança beber este produto, tem que fazer a dilatação do esôfago. É um sofrimento que leva meses”, explicou.
Outro perigo para as crianças, segundo a pediatra, é o fogão. Para evitar queimaduras, as mães não devem deixar as panelas com o cabo para fora. Ela alertou também que os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Os sacos plásticos também representam perigo para as crianças: podem causar sufocamento.
O coordenador do projeto destacou a importância dos laços afetivos. “Criança precisa de atenção, carinho, proteção, justiça, educação e remédio”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















