Notícia no detalhe
Palestra orienta estudantes sobre prevenção de drogas
Garantiros direitos das crianças. Este é o objetivo do projeto “A criança pede...), coordenado pelo guarda Ivan Silva de Souza, com o apoio da Guarda Municipal. Nas palestras desta sexta-feira (24), na Escola Municipal Sagrada Família, os integrantes do projeto orientaram os alunos sobre formas de prevenção do uso de drogas, abuso sexual, gravidez precoce, violência e acidentes domésticos.
Cerca de 30 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA I) e (PAAII) participaram das palestras, acompanhados pelos professores. Segundoo delegado Márcio Caldas, titular da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, as crianças e os adolescentes são público alvo do crime. “Muitas vezes eles são vítimas de abusos por falta de informação”, afirma.
- Droga é ruim. Existem drogas pesadas, como a cocaína e a maconha. A cerveja e o cigarro também são drogas. Cuidado com os falsos amigos. Fujam das drogas. Quem usa droga ou é preso ou morto - alertou.
O delegado orientou os estudantes também sobre abuso sexual, gravidez precoce e tráfico de crianças e adolescentes. “Saiam da escola sempre em grupo. Não entrem em carros de estranhos, não aceitem bala de desconhecidos, não abracem “tios”. Se alguém disser que você é bonita e convidá-la para ser modelo, consulte seus pais. Não faça nada sem o consentimento deles. Não façam maldade nem banquem o fortão. Lugar de fortão é no caixão”, completou.
Acidentes domésticos - Segundo a pediatra Ângela Sarmet, cerca de 5 mil crianças morrem por ano no Brasil em consequência de acidentes domésticos. Outras 20 mil pessoas são internadas anualmente.
- Evitem quedas, principalmente em escadas. O choque elétrico pode até matar. Nunca abram a geladeira com os pés descalços e com as mãos molhadas – alertou a pediatra. Ela orientou também sobre os riscos da ingestão de produtos tóxicos. “Cuidados com os produtos de limpeza colocados em garrafas pet. O mais grave é a soda cáustica. Se a criança beber este produto, tem que fazer a dilatação do esôfago. É um sofrimento que leva meses”, explicou.
Outro perigo para as crianças, segundo a pediatra, é o fogão. Para evitar queimaduras, as mães não devem deixar as panelas com o cabo para fora. Ela alertou também que os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Os sacos plásticos também representam perigo para as crianças: podem causar sufocamento.
O coordenador do projeto destacou a importância dos laços afetivos. “Criança precisa de atenção, carinho, proteção, justiça, educação e remédio”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira