Notícia no detalhe
Palestra orienta estudantes sobre prevenção de drogas
Garantiros direitos das crianças. Este é o objetivo do projeto “A criança pede...), coordenado pelo guarda Ivan Silva de Souza, com o apoio da Guarda Municipal. Nas palestras desta sexta-feira (24), na Escola Municipal Sagrada Família, os integrantes do projeto orientaram os alunos sobre formas de prevenção do uso de drogas, abuso sexual, gravidez precoce, violência e acidentes domésticos.
Cerca de 30 alunos do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA I) e (PAAII) participaram das palestras, acompanhados pelos professores. Segundoo delegado Márcio Caldas, titular da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, as crianças e os adolescentes são público alvo do crime. “Muitas vezes eles são vítimas de abusos por falta de informação”, afirma.
- Droga é ruim. Existem drogas pesadas, como a cocaína e a maconha. A cerveja e o cigarro também são drogas. Cuidado com os falsos amigos. Fujam das drogas. Quem usa droga ou é preso ou morto - alertou.
O delegado orientou os estudantes também sobre abuso sexual, gravidez precoce e tráfico de crianças e adolescentes. “Saiam da escola sempre em grupo. Não entrem em carros de estranhos, não aceitem bala de desconhecidos, não abracem “tios”. Se alguém disser que você é bonita e convidá-la para ser modelo, consulte seus pais. Não faça nada sem o consentimento deles. Não façam maldade nem banquem o fortão. Lugar de fortão é no caixão”, completou.
Acidentes domésticos - Segundo a pediatra Ângela Sarmet, cerca de 5 mil crianças morrem por ano no Brasil em consequência de acidentes domésticos. Outras 20 mil pessoas são internadas anualmente.
- Evitem quedas, principalmente em escadas. O choque elétrico pode até matar. Nunca abram a geladeira com os pés descalços e com as mãos molhadas – alertou a pediatra. Ela orientou também sobre os riscos da ingestão de produtos tóxicos. “Cuidados com os produtos de limpeza colocados em garrafas pet. O mais grave é a soda cáustica. Se a criança beber este produto, tem que fazer a dilatação do esôfago. É um sofrimento que leva meses”, explicou.
Outro perigo para as crianças, segundo a pediatra, é o fogão. Para evitar queimaduras, as mães não devem deixar as panelas com o cabo para fora. Ela alertou também que os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Os sacos plásticos também representam perigo para as crianças: podem causar sufocamento.
O coordenador do projeto destacou a importância dos laços afetivos. “Criança precisa de atenção, carinho, proteção, justiça, educação e remédio”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18