Notícia no detalhe
Exposição de Ricardo Salgado até quarta-feira na UCAM
A Universidade Candido Mendes (UCAM), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, inaugurou nesta segunda-feira (27) a exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, do artista plástico Ricardo Salgado. O evento teve a participação de alunos e servidores da universidade. Na oportunidade, Ricardo Salgado apresentou ao público sua nova obra de arte, o robô “Resttus”, feito com micro-televisor, aparelho de som, manetes de video-games, mouses, entre outras sucatas eletrônicas. A exposição “Arte em Sucata Eletrônica” vai ficar até amanhã (quarta-feira, 29), no auditório da Candido Mendes, no horário das 9 às 12h e das 18 às 21h. Os visitantes da exposição têm de preencher um formulário onde são perguntadas questões relativas à reciclagem da sucata eletrônica.
A coordenadora de Atividades Complementares da UCAM, Mônica Calomeni, disse que o objetivo da exposição é conscientizar os alunos da Universidade para a reciclagem da sucata eletrônica. “Queremos que os alunos tenham a consciência de que o lixo eletrônico deve ser descartado nos lugares certos, como a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que ele pode ser reaproveitado”, afirma Mônica, que conheceu o trabalho de Ricardo Salgado há três anos no evento “O Luxo do Lixo”, realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O estudante do 10º período de Engenharia de Produção da UCAM, Fernando Mello, de 26 anos, considerou o trabalho de Ricardo Salgado de excelente qualidade. “É algo que a gente não está acostumado a ver. É um trabalho gratificante para mim que faço Engenharia. Mostra que coisas que para muita gente não vale nada, podem ser transformadas em obras de arte”, disse Fernando. Outro estudante de Engenharia de Produção, Leandro Beraldi, 27, este do 1º período, falou que o trabalho de Ricardo é muito importante. “É uma forma de inovação. Dá vida nova a toda a sucata, que seria desperdiçada. Mostra a criatividade do artista em produzir”, comentou Leandro.
Ricardo Salgado disse ser gratificante estar dentro de um centro de conhecimento, como a Candido Mendes. “A sustentabilidade é o assunto do momento. Hoje o jovem está cada vez mais dependente do computador, do laptop. Por isso acredito que o jovem vai se interessar por esse meu novo trabalho de robótica. O robô está muito bonito e deverá atrair a atenção das crianças. Fico feliz de estar germinando uma política de preservação e colaborando com a secretaria de Meio Ambiente, com a cidade de Campos e com o Brasil”, afirmou o artista plástico, informando ainda que a próxima exposição deverá ser no Horto Municipal em data que será divulgada posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















