Notícia no detalhe
Alunos da E.M. Pequeno Jornaleiro descobrem asteróides
As galáxias que se cuidem, pois três alunas da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro estão desbravando o universo. Elas descobriram dois asteróides, através de pesquisas que as permitem ir além da sala de aula.
O trabalho de Paloma Soares, de 13 anos; Joyce Caroline Moço e Lhúrya Pereira dos Anjos, de 12, realizado no laboratório de informática da escola, é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira.
– A confirmação é importante para que a descoberta dos asteróides seja reconhecida pelo Minor Planet Center, que faz o registro, e pela União Astronômica Internacional (IAU), que dá nomes aos asteróides – informa.
Marcelo ressalta que grupos do mundo inteiro aguardam o recebimento de pacotes que permitem as análises. “Nossos grupos recebem de três a cinco pacotes por semana. Os grupos têm até o dia 18 de setembro para enviar as análises para a International Asteroid Search Campaingn (Iasc). Ao todo, 10 alunos da Escola Pequeno Jornaleiro participam das observações.
Para as alunas do grupo que fez a nova descoberta, esta é uma grande oportunidade. “Acho muito interessante. É uma nova oportunidade, porque nunca tivemos este trabalho na escola. Ainda não sei o que vou ser quando crescer, mas o caminho pode ser a astronomia”, diz a estudante Joyce Caroline Moço.
Paloma Soares tem certeza da carreira que vai seguir. “Eu gosto muito de astronomia e fiquei muito feliz em poder participar e ser escolhida entre tantos alunos. Pretendo continuar pesquisando e me tornar astrônoma”, declara. A outra integrante do grupo, Lhúrya Pereira dos Anjos, sonha em ser uma astronauta. "É muito importante participar deste projeto e saber mais sobre o que tem no universo”, afirma.
No dia 16 deste mês, outro grupo de cinco alunos da escola confirmou a descoberta de dois asteróides, através da análise de imagens enviadas pela International Asteroid Search Campaingn (Iasc). O trabalho foi realizado pelos estudantes Nilson Carlos Rosa, Victória Fernandes Silva, Lhúrya Pereira dos Anjos, Renata Chagas e Eduarda Pessanha Pereira. Os nomes destes alunos já fazem parte da lista de grupos que confirmaram ou descobriam asteróides.
A indicação da escola para participar do projeto foi feita pela Coordenação de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. “O que mais impressiona é a autoestima dos alunos, que fica elevadíssima”, declara a coordenadora de Ciências do 6º ao 9º ano, da Smec, Carla Sales, que considera fundamentais o trabalho em equipe e a integração dos alunos.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira