Notícia no detalhe
Culinária afro remete alunos ao passado
Gengibre, pimenta, camarão, repolho. Esses são os ingredientes básicos na feitura do chiada, bolinho que é servido como entrada e um dos petiscos da culinária afro que as alunas da parte da manhã, na Fundação Zumbi dos Palmares, estão aprendendo com a professora Rita Souto. Esse e mais outras centenas de pratos estarão sendo aprendidos pelos alunos que estão tendo aulas no Curso de Culinária Afro, oferecido gratuitamente pela instituição desde o dia 11 de agosto.
Mesmo com inscrições ainda em aberto, o curso promete ser um dos destaques dentro da Zumbi, já que a gama de pessoas interessadas – independente da idade – só cresce a cada dia. Para se ter uma idéia, pela manhã são18 aprendizes, à tarde mais 27 e no turno da noite a demanda está em 30 pessoas, com interessadas jovens na faixa dos 16, 17 anos até a mais madura das alunas, uma senhora de 70 anos.
Além da parte teórica, conforma a professora Rita destaca, existe a prática, com a cessão de uma cozinha dentro da própria fundação, onde todas podem manusear, conhecer de perto e lidar com cada alimento. Na primeira fase são aprendidos pratos com frutos do mar, depois são conhecidas as formas de se fazer comidas com bovinos e suínos, a seguir as aves e, por fim, as sobremesas.
Receptividade – Rita Souto ou simplesmente Rita Baiana, veio para residir em Campos há 12 anos e desde então aprendeu a criar um elo de amor à terra, mas nunca deixando de lado a oportunidade de difundir suas raízes e por meio do convite da Fundação Zumbi, está tendo esta chance e, segundo ela, está surpreendendo-a: “As pessoas que vêm participar do curso são bem receptivas, interessadas e estão me surpreendo. Estou com um grupo de jovens na faixa dos 16 anos que buscam lidar com a culinária afro, terem um diferencial dentro da cozinha e até mesmo poderem fazer pratos, tanto para elas quanto para amigos, já que muitas moram em repúblicas ou mesmo querem ter uma atividade”, frisou Rita.
Livro – Dentre as atividades que acontecerão dentro do Curso de Culinária Afro, existe a confecção de um livro – já na segunda edição – contendo todas as receitas praticadas nas aulas e a expectativa é que haja a apresentação do mesmo na 7ª Bienal do Livro, que transcorrerá ainda este ano ou mesmo no final de novembro. Outra importante atividade e que servirá de teste para qualificá-las, é a formalização de um prato feito em equipe. Mas cada passo é dado com a certeza de que aprenderam a lidar com os ingredientes, os diferentes tipos de tempero e alimentos, respeitando a região e suas características. “No núcleo do Imbé, que logo estará sendo colocado em atividade, vamos também desenvolver essas aulas às sextas-feiras pela manhã, aproveitando os produtos que utilizam normalmente, como a mandioca”, confirmou Rita Baiana.
Apeté – “Meu Deus, quando me recordo do apeté, me dá água na boca”. Essa é a declaração entusiasmada de uma das alunas – Maria das Graças Pinto da Anunciação – que, mesmo com seus 61 anos, não deixa de lado o encantamento que está tendo com o curso e destaca: “Vim do Rio, partindo do Maranhão e moro aqui em Campos há oito anos. Tive conhecimento do curso quando vim com um vizinho fazer a inscrição dele nas aulas de inglês e me apaixonei. Esta é a terceira aula com a Rita e estou adorando, amando. Nunca tive uma oportunidade como essa!”.
O Curso de Culinária Afro acontece todas às terças-feiras, das 9 às 11h. À tarde acontece das 14h às 17h e, no turno da noite, das 18h às 22h.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/04/2025 15:01:56 Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
- 28/04/2025 14:47:57 Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
- 28/04/2025 11:31:09 Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
- 28/04/2025 10:50:46 Atletas de Muay-Thai do Esporte é Vida são campeões estaduais da modalidade
- 28/04/2025 10:05:39 Escritório Itinerante no Parque Guarus nesta terça-feira
Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
2804 14h47Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
2804 11h31Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
2804 10h50Atletas de Muay-Thai do Esporte é Vida são campeões estaduais da modalidade
2804 10h05Escritório Itinerante no Parque Guarus nesta terça-feira
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta