Notícia no detalhe
Culinária afro remete alunos ao passado
Gengibre, pimenta, camarão, repolho. Esses são os ingredientes básicos na feitura do chiada, bolinho que é servido como entrada e um dos petiscos da culinária afro que as alunas da parte da manhã, na Fundação Zumbi dos Palmares, estão aprendendo com a professora Rita Souto. Esse e mais outras centenas de pratos estarão sendo aprendidos pelos alunos que estão tendo aulas no Curso de Culinária Afro, oferecido gratuitamente pela instituição desde o dia 11 de agosto.
Mesmo com inscrições ainda em aberto, o curso promete ser um dos destaques dentro da Zumbi, já que a gama de pessoas interessadas – independente da idade – só cresce a cada dia. Para se ter uma idéia, pela manhã são18 aprendizes, à tarde mais 27 e no turno da noite a demanda está em 30 pessoas, com interessadas jovens na faixa dos 16, 17 anos até a mais madura das alunas, uma senhora de 70 anos.
Além da parte teórica, conforma a professora Rita destaca, existe a prática, com a cessão de uma cozinha dentro da própria fundação, onde todas podem manusear, conhecer de perto e lidar com cada alimento. Na primeira fase são aprendidos pratos com frutos do mar, depois são conhecidas as formas de se fazer comidas com bovinos e suínos, a seguir as aves e, por fim, as sobremesas.
Receptividade – Rita Souto ou simplesmente Rita Baiana, veio para residir em Campos há 12 anos e desde então aprendeu a criar um elo de amor à terra, mas nunca deixando de lado a oportunidade de difundir suas raízes e por meio do convite da Fundação Zumbi, está tendo esta chance e, segundo ela, está surpreendendo-a: “As pessoas que vêm participar do curso são bem receptivas, interessadas e estão me surpreendo. Estou com um grupo de jovens na faixa dos 16 anos que buscam lidar com a culinária afro, terem um diferencial dentro da cozinha e até mesmo poderem fazer pratos, tanto para elas quanto para amigos, já que muitas moram em repúblicas ou mesmo querem ter uma atividade”, frisou Rita.
Livro – Dentre as atividades que acontecerão dentro do Curso de Culinária Afro, existe a confecção de um livro – já na segunda edição – contendo todas as receitas praticadas nas aulas e a expectativa é que haja a apresentação do mesmo na 7ª Bienal do Livro, que transcorrerá ainda este ano ou mesmo no final de novembro. Outra importante atividade e que servirá de teste para qualificá-las, é a formalização de um prato feito em equipe. Mas cada passo é dado com a certeza de que aprenderam a lidar com os ingredientes, os diferentes tipos de tempero e alimentos, respeitando a região e suas características. “No núcleo do Imbé, que logo estará sendo colocado em atividade, vamos também desenvolver essas aulas às sextas-feiras pela manhã, aproveitando os produtos que utilizam normalmente, como a mandioca”, confirmou Rita Baiana.
Apeté – “Meu Deus, quando me recordo do apeté, me dá água na boca”. Essa é a declaração entusiasmada de uma das alunas – Maria das Graças Pinto da Anunciação – que, mesmo com seus 61 anos, não deixa de lado o encantamento que está tendo com o curso e destaca: “Vim do Rio, partindo do Maranhão e moro aqui em Campos há oito anos. Tive conhecimento do curso quando vim com um vizinho fazer a inscrição dele nas aulas de inglês e me apaixonei. Esta é a terceira aula com a Rita e estou adorando, amando. Nunca tive uma oportunidade como essa!”.
O Curso de Culinária Afro acontece todas às terças-feiras, das 9 às 11h. À tarde acontece das 14h às 17h e, no turno da noite, das 18h às 22h.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















