Notícia no detalhe
Horta nas Escolas: garantia de alimentação saudável
Mais de mil alunos 12 unidades escolares da rede municipal participam do Programa Horta nas Escolas, implantado em 2010. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, a Secretaria de Educação atua diretamente na reeducação alimentar dos alunos, nos conhecimentos sobre sustentabilidade e no ensino de matemática e ciências.
Segundo a secretária de Educação, Joilza Abreu, é importante que as crianças tenham uma alimentação saudável. “Nosso objetivo é criar o hábito da alimentação saudável, além do aprendizado que os alunos têm com as disciplinas de ciências, matemática e meio ambiente, onde são trabalhadas atividades interdisciplinares”, destacou.
Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, os alunos plantam, regam e colheram os alimentos, que são consumidos por eles mesmos, na hora das refeições na escola e até em casa.
Os alunos do GI, Kaylan Oliveira da Conceição, de 6 anos, e Yan Vidal de Souza, de 7, consideram a atividade, um ato prazeroso. “Nós adoramos regar as plantas e colher e depois a gente come as verduras e os legumes”, revelaram.
- As atividades da horta estão inseridas no Programa Mais Educação. Os alunos consomem os alimentos da horta nas refeições na escola e ainda têm a oportunidade de levar para casa. Eles aprendem a regar, a plantar, colher e comer, pois eles têm a oportunidade de conhecer melhor os alimentos - destacou a coordenadora do Mais Educação na escola, Tânia Valéria Martins dos Santos.
O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, ressaltou que o programa atua na reeducação alimentar. “Os alimentos plantados são ricos em nutrientes e enriquecem a alimentação, favorecendo a digestão, pois são ricos em fibras”, enfatizou.
- As crianças precisam sentir interesse em comer alimentos, como legumes e verduras. O programa incentiva este hábito saudável. “Elas ajudam a plantar, a colher e sentem prazer em comer os alimentos que ajudaram a plantar – completou o secretário.
O técnico agropecuário Marco Aurélio Azevedo da Costa, responsável pelas hortas nas escolas, destacou a importância deste trabalho. “Esta ação é uma valorização do alimento saudável. Os alunos participam ativamente da produção nas hortas e desta forma, passam a conhecer as verduras e os legumes”, disse. “As hortas são simbólicas. Elas não abastecem uma escola. O objetivo é incentivar a alimentação saudável”, lembrou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira