Notícia no detalhe
Feira do Peixe: III edição acontecendo no Alzira Vargas
Desde as primeiras horas da manhã de hoje (terça-feira, 4), na parte externa do Parque Alzira Vargas, ao lado do terminal de ônibus da Avenida 28 de Março, 16 barracas de pescadores das Associações de Pescadores de Lagoa de Cima, Cerca Grande, Ponta Grossa dos Fidalgos, da Colônia de Pescadores de Farol de São Tomé e, ainda, da Colônia de Pescadores de São Francisco do Itabapoana, estão oferecendo o que há de melhor em termos de pescado no município. Trata-se da terceira edição da Feira do Peixe, uma realização da Prefeitura de Campos, através da secretaria municipal de Agricultura e Pesca, que se integra à IX Semana Nacional do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, que foi lançada no sábado passado – dia 1º de setembro.
Qualidade, preço accessível, higiene e variedade. Esses são, sem dúvida, os atrativos que permitem aos consumidores campistas desenvolverem o hábito do consumo de carne de peixe e é um dos principais objetivos da realização da feira, que se prolongará até esta quinta-feira (6). Entre o horário das 7h às 12h, robalo, linguado, tilápia, piau, sarda e outros tipos estão expostos e mais um bom diferencial: pescados filetados e, ainda, processados como os quibes e lingüiça de peixe. O feirante Carlos José Rangel, de Ponta Grossa, diz que desde a primeira edição da feira, participa e a diferença é que muitos o procuram por contarem com a limpeza dos peixes vendidos, como o proprietário de um restaurante, que só neste primeiro dia adquiriu 7 Kg de traíra.
Estímulo ao consumo - Cada brasileiro comeu, em média, 9 quilos de peixe em 2009, um aumento de quase 40% em relação ao consumo verificado em 2003 (6,46 quilos), fazendo o país se aproximar do patamar de consumo considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 quilos por habitante/ano. A proposta de se agregar esses pescadores numa feira é justamente a de oferecer aos consumidores a chance de terem com melhor acesso e condições, peixes variados e, assim, promover a melhoria de qualidade alimentar com os benefícios que a carne do pescado oferece, como a grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo) e vitaminas. O tão conhecido e bem falado ômega-3 (tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau) ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico.
Conferindo o movimento – Satisfeito com a receptividade do povo campista quando da realização dessa feira, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves, disse que na feira que transcorreu este ano, no período que antecedeu a Semana Santa – quando o consumo de pescados torna-se maior devido à religiosidade –, as vendas atingiram algo em torno de três toneladas e devido ao sucesso, já tem em mente alternativas. “A idéia é fazer uma vez no mês esta feira, mantendo sempre a qualidade e a variedade dos produtos oferecidos. Esse estímulo que damos à comunidade para que consuma mais quantidade de peixe, também permite uma maior proximidade dos pescadores com a público consumidor e fazem com que haja mais este espaço de escoamento dos pescados de água doce e salgada. Tudo limpinho, sem vísceras e sem escamas e ainda a variedade de se adquirir pescados em postas e produtos processados”, finalizou Eduardo Alves.
Sempre compra – Moradora da Rua do Gás, Ana Maria Dias Leite, se classifica como uma inveterada consumidora de peixes e demonstra sua satisfação em poder adquirir os pescados oferecidos na feira, destacando que “hoje estou levando pra casa 2 Kg de acarás e mais uma meia dúzia de ovos da terra que são muitos bons. Essa oportunidade de acharmos os produtos já prontos para fazermos é ótimo e penso que deveria ser feita essa feira toda a semana”.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18