Notícia no detalhe
Campos sedia Fórum Regional DST/HIV/Aids
O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, abriu na manhã desta quinta-feira (13) o Fórum Regional DST/HIV/Aids dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense. O evento contou com a participação de representantes de programas municipais de Campos, Miracema, Macaé, Varre-Sai, Cambuci, Itaocara, São José de Ubá, Aperibé, Pádua, Cardoso Moreira e Quissamã.
No encontro, foram discutidas metas prioritárias de cada cidade; avaliação do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, a pré-avaliação da campanha de Sífilis Congênita, que ocorrerá em outubro; treinamento regional em aconselhamento; a definição de estratégias para ampliar e fortalecer a participação no fórum e a definição da pauta para o próximo fórum, que acontece a cada dois meses.
- O objetivo do fórum é avaliar, discutir e implementar as metas já definidas a respeito das DST´s e hepatites virais, além de treinamento e capacitação de pessoal -, ressaltou a articuladora regional do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Ivone da Costa de Andrade, acrescentando que, no dia 1º de outubro, Miracema sediará a Capacitação de Aconselhamento e Abordagem para os profissionais do Norte e Noroeste.
O trabalho, executado pelo município de Campos, tem se destacado em estratégias. “Campos é um dos poucos municípios que presta a assistência completa a portadores de DSTs e HIV, desde a busca ativa, o diagnóstico, acompanhamento psicológico e social, ao tratamento. Além disso, como diferencial, temos um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), também com atendimento noturno. Também temos o CTA Itinerante, que visita diversas comunidades do município, levando orientação, informações quanto à prevenção, testagens rápidas e outros serviços para esse público”, disse o secretário Geraldo Venâncio.
De acordo com o assistente social do Programa Municipal DST-Aids, Leonardo Pessanha, no ano de 2011, foram feitos 6.656 exames de HIV e, dentre eles, 3% deram positivo. “Atendemos de 2ª a 6ª feira, das 7h às 21h, com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biólogos, psicólogos, assistentes sociais, além de toda equipe de apoio administrativo”.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 11:51:40 Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
- 06/05/2025 11:00:21 Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
- 06/05/2025 08:47:04 Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
- 06/05/2025 08:22:52 Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
0605 11h00Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
0605 08h47Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
0605 08h22Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
0505 19h03Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18