Notícia no detalhe
II Conferência Municipal de Cultura é realizada em Campos
A II Conferência Municipal de Cultura teve início na noite desta quinta-feira (13). O evento fecha um ciclo de providências institucionais da prefeitura nos últimos dois anos, em conformidade com o que preconiza o Sistema Nacional de Cultura. O objetivo é promover a integração entre os produtores culturais de todo o país, através da parceria entre os governos municipal, estadual e federal, envolvendo entidades culturais e educacionais, artistas, e grupos de produção cultural. A solenidade de abertura da Conferência Municipal de Cultura foi realizada no Teatro Municipal Trianon e prossegue na Faculdade de Filosofia de Campos até sábado (15), com ampla programação.
No Trianon, o público foi contemplado com bela exposição de artistas da terra no foyer do Trianon e, inclusive, esteve em contato com personalidades do meio cultural de Campos, com registro de um momento especial para a comunidade cultural. A solenidade de abertura contou com palestra do professor Aristides Arthur Soffiati, que discorreu sobre o tema "O papel da Cultura no Desenvolvimento da Sociedade". Para encerrar as atividades do primeiro dia da II Conferência Municipal de Saúde, o público foi surpreendido com a apresentação de um recital da Orquestra Sinfônica Municipal.
Nesta sexta-feira (14), toda a programação será desenvolvida na Faculdade de Filosofia de Campos. De manhã, foi realizada palestra com o professor Flávio Aniceto, sob o tema "MinC: Os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura. Após o almoço, os grupos de trabalho vão se reunir através das plenárias das Câmaras Temáticas para debater os assuntos mais importantes e tirar uma Comissão de Redação para dar forma ao documento final da II Conferência Municipal de Cultura.
No sábado (15), as Câmaras Técnicas vão apresentar e debater o documento final da Conferência. A partir das 11h, será realizada a eleição dos membros para a nova gestão do Conselho Municipal de Cultura, seguindo a solenidade de encerramento a partir das 12h. “Campos aderiu ao Sistema Nacional no final de 2011 porque, antes disso, tivemos que adotar diversos procedimentos para fazer as devidas adequações para a adesão”.
- Depois da adesão, tivemos que aderir as metas estipuladas para o Sistema Municipal de Cultura que precisava de alguns organismos, como o Conselho Municipal de Cultura, a Conferência do Conselho, o Conselho de Preservação do Patrimônio, que já criamos. Agora, realizamos a Conferência Municipal que se torna permanente, com realização de dois em dois anos para renovar os representantes da sociedade civil. A cultura já está sendo desenvolvida e vista como estratégica política de governo para alcançarmos o Plano Municipal de Cultura que tem que ser representatividade cidadã e democrática -, detalhou o secretário de Cultura, Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 16:31:59 Economia Solidária reúne artesãos de Campos para prestar contas e planejar ações
- 29/10/2025 16:24:50 Mudança na aplicação da vacina antirrábica humana em Campos
- 29/10/2025 16:08:24 FDP 2025: programação oficial de cinco dias de arte, literatura e doçaria campista
- 29/10/2025 15:52:56 Seduct alerta unidades que não concluíram retificações do Censo Escolar
- 29/10/2025 12:56:53 Ceam promove ação especial em alusão ao Outubro Rosa
Economia Solidária reúne artesãos de Campos para prestar contas e planejar ações
2910 16h24Mudança na aplicação da vacina antirrábica humana em Campos
2910 16h08FDP 2025: programação oficial de cinco dias de arte, literatura e doçaria campista
2910 15h52Seduct alerta unidades que não concluíram retificações do Censo Escolar
2910 12h56Ceam promove ação especial em alusão ao Outubro Rosa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















