Notícia no detalhe
Consultor da Unesco na II Conferência Municipal de Cultura
“Estamos vivendo um momento importante do desenvolvimento das potencialidades culturais no município de Campos, uma vez que, aderimos ao Sistema Nacional de Cultura. Depois da organicidade necessária para embasar o processo de adesão, vamos dar passos largos para a construção de um Sistema Municipal de Cultura, através do debate livre e democrático”. Com essas palavras o Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, abriu o segundo dia de palestras dentro da programação da II Conferência Municipal de Cultura – Sociedade, Identidade e Pertencimento, na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Faculdade de Filosofia (Fafic) – Uniflu Campus II.
Cientista Social e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que faz parte do Ministério da Cultura (MinC), o professor Flávio Aniceto, palestrante convidado para este segundo dia de debate, discorreu sobre vários assuntos pertinentes, dentre eles, “Os Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura”.
Segundo Flávio, Campos está entre os 1.200 municípios do país, que aderiu ao Sistema Nacional de Cultura. A partir dessa adesão, a cidade terá uma série de políticas a serem implantadas no sistema como: criação de Fundo Municipal de Cultura; fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura; ampliação de debates culturais, maior estruturação na área da cultura, entre outros projetos.
- Hoje, discutimos os princípios básicos da cultura, discorrendo sobre o Plano Municipal com políticas específicas e permanentes da área cultural. Também abordamos a ideia de que a cultura tenha uma política mais estruturada, e que, sobreviva ao longo dos anos, ampliando mais sua visão para além de eventos e programações – enfatizou o palestrante.
A II Conferência Municipal de Cultura teve início quinta-feira (13) no Teatro Municipal Trianon. Na oportunidade, o palestrante da noite, o ambientalista Dr. Aristides Arthur Soffiati Netto, discorreu sobre “O papel da cultura no desenvolvimento da sociedade”. O evento segue até este sábado (15) no auditório da Fafic.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 11:51:40 Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
- 06/05/2025 11:00:21 Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
- 06/05/2025 08:47:04 Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
- 06/05/2025 08:22:52 Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
0605 11h00Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
0605 08h47Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
0605 08h22Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
0505 19h03Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18