Notícia no detalhe
Hiperdia com mais de 340 mil atendimentos até agosto
O Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) realizou mais uma ação extra-muro nesta sexta-feira (14), levando orientação sobre formas de prevenção e tratamento das doenças, exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial à comunidade de Tócos. O programa, que conta 14 pólos e um Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, realizou 341.701 atendimentos de janeiro de 2009 a agosto de 2012, sendo 81.528 somente este ano. Além desses atendimentos, este ano, em ações e eventos extra-muros, que acontecem às terças-feiras em lugares diversos do município e às sextas na sede da Secretaria de Saúde, equipes do Hiperdia totalizaram 20.647 procedimentos como cadastramento de usuários e orientação nutricional, entre outras.
A diretora da UBS de Tócos, a enfermeira Ludmila Araújo diz que, no distrito, há um grande índice de hipertensos e diabéticos. “Fazemos essa avaliação até pela grande quantidade de medicamentos que são distribuídos, gratuitamente, para os moradores daqui. Com essa ação do Hiperdia, na praça, podemos alcançar um público maior, descobrir portadores de hipertensão e diabetes que, ainda, não fazem tratamento e encaminhá-los para o programa e acompanhamento na UBS”, ressaltou.
Foi o caso de Adelson Saraiva, que ficou sabendo que estava com a taxa de pressão e de glicose alta. “Muito bom esse tipo de ação, pois, assim como eu, outras pessoas podem descobrir algum problema. Agora vou ter que me cuidar”.
Quase 50 mil cadastros – A Prefeitura de Campos aumentou de 3 para 14 o número de polos do Hiperdia e, hoje, já são quase 50 mil usuários cadastrados. O objetivo é reduzir a morbimortalidade associada à hipertensão e ao diabetes. “Assim, o programa trabalha a identificação precoce de pacientes hipertensos e diabéticos, para evitar que essas pessoas sofram complicações como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva e abortos e morte perinatais”, explica o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
Coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Alvarenga, lembra que, evitando o surgimento e a progressão das complicações associadas à hipertensão e ao diabetes, é possível reduzir o número de internações hospitalares e a mortalidade. “Além de todo acompanhamento médico aos portadores de hipertensão e diabetes, com tratamento com especialistas, o programa realiza a distribuição de medicamentos e de fitas, lancetas, seringas e aparelhos aos pacientes portadores de diabetes, em especial os insulino-dependentes, que são os que mais necessitam do kit glicêmico”, contou.
Confira aqui o total geral do Hiperdia
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
- 10/06/2026 08:27:46 Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
- 10/06/2026 08:05:42 Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
1006 08h52Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
1006 08h27Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
1006 08h05Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















