Notícia no detalhe
Hiperdia com mais de 340 mil atendimentos até agosto
O Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) realizou mais uma ação extra-muro nesta sexta-feira (14), levando orientação sobre formas de prevenção e tratamento das doenças, exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial à comunidade de Tócos. O programa, que conta 14 pólos e um Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, realizou 341.701 atendimentos de janeiro de 2009 a agosto de 2012, sendo 81.528 somente este ano. Além desses atendimentos, este ano, em ações e eventos extra-muros, que acontecem às terças-feiras em lugares diversos do município e às sextas na sede da Secretaria de Saúde, equipes do Hiperdia totalizaram 20.647 procedimentos como cadastramento de usuários e orientação nutricional, entre outras.
A diretora da UBS de Tócos, a enfermeira Ludmila Araújo diz que, no distrito, há um grande índice de hipertensos e diabéticos. “Fazemos essa avaliação até pela grande quantidade de medicamentos que são distribuídos, gratuitamente, para os moradores daqui. Com essa ação do Hiperdia, na praça, podemos alcançar um público maior, descobrir portadores de hipertensão e diabetes que, ainda, não fazem tratamento e encaminhá-los para o programa e acompanhamento na UBS”, ressaltou.
Foi o caso de Adelson Saraiva, que ficou sabendo que estava com a taxa de pressão e de glicose alta. “Muito bom esse tipo de ação, pois, assim como eu, outras pessoas podem descobrir algum problema. Agora vou ter que me cuidar”.
Quase 50 mil cadastros – A Prefeitura de Campos aumentou de 3 para 14 o número de polos do Hiperdia e, hoje, já são quase 50 mil usuários cadastrados. O objetivo é reduzir a morbimortalidade associada à hipertensão e ao diabetes. “Assim, o programa trabalha a identificação precoce de pacientes hipertensos e diabéticos, para evitar que essas pessoas sofram complicações como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva e abortos e morte perinatais”, explica o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
Coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Alvarenga, lembra que, evitando o surgimento e a progressão das complicações associadas à hipertensão e ao diabetes, é possível reduzir o número de internações hospitalares e a mortalidade. “Além de todo acompanhamento médico aos portadores de hipertensão e diabetes, com tratamento com especialistas, o programa realiza a distribuição de medicamentos e de fitas, lancetas, seringas e aparelhos aos pacientes portadores de diabetes, em especial os insulino-dependentes, que são os que mais necessitam do kit glicêmico”, contou.
Confira aqui o total geral do Hiperdia
Últimas Notícias adicionadas
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
- 07/01/2025 17:46:38 Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
- 07/01/2025 17:10:30 Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
- 07/01/2025 16:19:06 Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
0701 17h46Educação avança com projetos de novas unidades para eliminar alugueis de imóveis
0701 17h10Agricultura limpa canais e recupera estradas para mitigar impactos das chuvas
0701 16h19Prefeitura segue com serviços de revitalização da orla do Paraíba do Sul em Guarus
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
6Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro