Notícia no detalhe
Colegiado de Gestão Regional da Saúde aprova projetos
O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, participou, nesta quinta-feira (13), de encontro com os gestores de saúde dos municípios do Norte Fluminense, na 3a. Reunião Ordinária do Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte. O encontro, sediado no Hotel Palace, em Campos, aprovou novos projetos em saúde para implantação no município e região. Entre os projetos aprovados, estão o que trata da necessidade de implantação do Pólo de Atendimento e Vacinação para Viajantes (Pavvs), que será levado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para captação de recursos.
A Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa as Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) e Coordenadora Regional do CGR, Mônica Almeida, explicou que o Colegiado trabalha como instância de conhecimento dos projetos e serviços regionais.
- Esses projetos são aprovados pelos secretários no CGR e, posteriormente, encaminhados para a pactuação pela CIB. O Colegiado é um espaço de co-gestão solidária e cooperativa no âmbito regional, visando propor soluções e serviços de atenção à saúde, integral e resolutiva. Quando um município expande suas ações em saúde e as apresenta aos demais municípios da região, faz com que todos sejam estimulados a também estabelecerem novas metas, com base nas ações que estão dando certo - ressaltou.
O projeto foi apresentado pelo Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. “O pólo será referência para as regiões Norte e Noroeste do estado, com educação em saúde visando à prevenção, atendimento, criação de uma central de atendimento, criação de link de Internet e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, adiantou Charbell.
Outro projeto aprovado pelo Colegiado foi o de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq) que, segundo o secretário de Saúde, está em execução há um ano no município. “O Paaq oferece atendimento volante, nas áreas médica e odontológica, às comunidades de assentamentos e quilombolas, onde não há unidade de saúde”, disse Hirano. O projeto chamou atenção da Sesdec, que vai encaminhá-lo ao Ministério da Saúde, também com vistas à captação de verba do governo federal.
Assuntos como a contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica, e a inclusão do município na Rede de Assistência ao Paciente de Neurológico em Alta Complexidade, com apoio do estado, também foram discutidos.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira