Notícia no detalhe
Colegiado de Gestão Regional da Saúde aprova projetos
O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, participou, nesta quinta-feira (13), de encontro com os gestores de saúde dos municípios do Norte Fluminense, na 3a. Reunião Ordinária do Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte. O encontro, sediado no Hotel Palace, em Campos, aprovou novos projetos em saúde para implantação no município e região. Entre os projetos aprovados, estão o que trata da necessidade de implantação do Pólo de Atendimento e Vacinação para Viajantes (Pavvs), que será levado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para captação de recursos.
A Superintendente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa as Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) e Coordenadora Regional do CGR, Mônica Almeida, explicou que o Colegiado trabalha como instância de conhecimento dos projetos e serviços regionais.
- Esses projetos são aprovados pelos secretários no CGR e, posteriormente, encaminhados para a pactuação pela CIB. O Colegiado é um espaço de co-gestão solidária e cooperativa no âmbito regional, visando propor soluções e serviços de atenção à saúde, integral e resolutiva. Quando um município expande suas ações em saúde e as apresenta aos demais municípios da região, faz com que todos sejam estimulados a também estabelecerem novas metas, com base nas ações que estão dando certo - ressaltou.
O projeto foi apresentado pelo Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. “O pólo será referência para as regiões Norte e Noroeste do estado, com educação em saúde visando à prevenção, atendimento, criação de uma central de atendimento, criação de link de Internet e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, adiantou Charbell.
Outro projeto aprovado pelo Colegiado foi o de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq) que, segundo o secretário de Saúde, está em execução há um ano no município. “O Paaq oferece atendimento volante, nas áreas médica e odontológica, às comunidades de assentamentos e quilombolas, onde não há unidade de saúde”, disse Hirano. O projeto chamou atenção da Sesdec, que vai encaminhá-lo ao Ministério da Saúde, também com vistas à captação de verba do governo federal.
Assuntos como a contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica, e a inclusão do município na Rede de Assistência ao Paciente de Neurológico em Alta Complexidade, com apoio do estado, também foram discutidos.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional