Notícia no detalhe
Avanços na atenção à saúde mental e do idoso à vista
A assessora técnica do Núcleo de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Yoná Alves, apresentou, nesta quinta-feira (13), a proposta de contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica. A apresentação aconteceu na 3ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte, no Hotel Palace, que reuniu os gestores de saúde dos municípios do Norte Fluminense. O objetivo é conseguir apoio dos municípios da região para garantir avanços na atenção à saúde mental e ao idoso em Campos.
- Nosso objetivo é desenvolver serviços e ações para esses segmentos da população que são mais vulneráveis e apresentam necessidades específicas, de modo a recuperar sua autonomia. A proposta é realizar oficinas para capacitar os profissionais da saúde básica, entre recepcionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e médicos, de modo a apoiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para que estejam preparados para apoiar esses usuários e seus familiares, evitando complicações no quadro clínico e fazendo com que eles tenham mais independência - explicou Yoná.
Segundo Yoná, é necessário identificar o portador de doença mental como um usuário que necessita de atendimento em diversas unidades de saúde, o que justifica a necessidade de reduzir a hospitalização do paciente. Outra necessidade, segundo a assessora, é ampliar e facilitar o acesso e o tratamento desses pacientes e dos usuários de diferentes tipos de drogas. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, defendeu o projeto solicitando discussões mais amplas sobre o assunto.
- Temos uma demanda diária de dependentes de crack, que são, em sua maior parte, crianças e adolescentes, para quem precisamos dar um melhor acolhimento. A reforma psiquiátrica exige decisões mais amplas e regionais, orientadas pelo estado. As discussões isoladas não resolvem o problema – sugeriu Hirano, garantindo participação do município na Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília, entre os dias 27 e 30 de junho.
A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Conceição de Macabu, Lilia Erthal, concordou com o secretário. “Os profissionais de saúde não estão dando conta da realidade atual. Existe a vontade de fazer e a reforma psiquiátrica é urgente, mas precisamos de uma discussão muito mais profunda nesse sentido, com respaldo do estado”, ponderou a psicóloga. A secretária de Saúde de São João da Barra, Lúcia Machado, acrescentou que os maiores homicídios ocorridos no país estão relacionados a casos de drogas. “A discussão da reforma psiquiátrica passa pela questão da segurança e do suporte à família. Os profissionais de saúde estão adoecendo juntos”, pontuou.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















