Notícia no detalhe
Avanços na atenção à saúde mental e do idoso à vista
A assessora técnica do Núcleo de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Yoná Alves, apresentou, nesta quinta-feira (13), a proposta de contratação de entidade para desenvolvimento de capacitação nos projetos de educação permanente em Saúde em Atenção ao Idoso e Saúde Mental, na Atenção Básica. A apresentação aconteceu na 3ª Reunião Ordinária do Colegiado de Gestão Regional (CGR) da Região Norte, no Hotel Palace, que reuniu os gestores de saúde dos municípios do Norte Fluminense. O objetivo é conseguir apoio dos municípios da região para garantir avanços na atenção à saúde mental e ao idoso em Campos.
- Nosso objetivo é desenvolver serviços e ações para esses segmentos da população que são mais vulneráveis e apresentam necessidades específicas, de modo a recuperar sua autonomia. A proposta é realizar oficinas para capacitar os profissionais da saúde básica, entre recepcionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e médicos, de modo a apoiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para que estejam preparados para apoiar esses usuários e seus familiares, evitando complicações no quadro clínico e fazendo com que eles tenham mais independência - explicou Yoná.
Segundo Yoná, é necessário identificar o portador de doença mental como um usuário que necessita de atendimento em diversas unidades de saúde, o que justifica a necessidade de reduzir a hospitalização do paciente. Outra necessidade, segundo a assessora, é ampliar e facilitar o acesso e o tratamento desses pacientes e dos usuários de diferentes tipos de drogas. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, defendeu o projeto solicitando discussões mais amplas sobre o assunto.
- Temos uma demanda diária de dependentes de crack, que são, em sua maior parte, crianças e adolescentes, para quem precisamos dar um melhor acolhimento. A reforma psiquiátrica exige decisões mais amplas e regionais, orientadas pelo estado. As discussões isoladas não resolvem o problema – sugeriu Hirano, garantindo participação do município na Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília, entre os dias 27 e 30 de junho.
A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Conceição de Macabu, Lilia Erthal, concordou com o secretário. “Os profissionais de saúde não estão dando conta da realidade atual. Existe a vontade de fazer e a reforma psiquiátrica é urgente, mas precisamos de uma discussão muito mais profunda nesse sentido, com respaldo do estado”, ponderou a psicóloga. A secretária de Saúde de São João da Barra, Lúcia Machado, acrescentou que os maiores homicídios ocorridos no país estão relacionados a casos de drogas. “A discussão da reforma psiquiátrica passa pela questão da segurança e do suporte à família. Os profissionais de saúde estão adoecendo juntos”, pontuou.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira