Notícia no detalhe
Procon move ação e resguarda direitos dos consumidores
O Procon de Campos está ajuizando uma ação cautelar inominada, com pedido de liminar, em face de todas as agências bancárias estabelecidas na cidade e distritos. A medida visa resguardar os direitos dos consumidores, tem fundamento no artigo 796º do Código de Processo Civil e se destina a prevenir e evitar dano iminente ao consumidor, em virtude da greve dos bancários em Campos.
Na ação, os advogados do Procon também pedem que seja concedida a medida liminar, pois os transtornos advindos da paralisação podem ser grandes e irreversíveis. O Procon é o órgão legitimado para propor a ação, uma vez que, por integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é habilitado a representar os interesses dos consumidores no município.
A secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, fundamenta a atitude preventiva do órgão em razão de que a greve é iminente e por período indeterminado. Neste caso, os serviços prestados pelas agências bancárias afetam diretamente a vida de milhares de consumidores.
- As notícias já vinculadas causam extrema expectativa nos consumidores, especialmente os mais humildes, que, por sua vulnerabilidade, ficam reféns das operações em caixas eletrônicos cada vez mais sofisticados. Muitos nem mesmo possuem condições de quitar seus compromissos por outros meios, como a internet - destacou Rosangela Tavares.
O grande temor é de que os consumidores tenham dificuldades em quitar suas contas, que vencerão no período da greve. Se não puderem ser pagas em razão da hipossuficiência dos consumidores, bem como, pela dificuldade que há de ser encontrada nas agências online, as contas podem gerar multas e juros.
- O código de defesa do consumidor assegura que o fornecedor, independente de culpa, responde pelos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação do serviço. O consumidor não pode ser penalizado se não conseguir realizar o pagamento de uma obrigação, se o fornecedor não lhe possibilitou condições favoráveis à quitação do débito. É obrigação do fornecedor disponibilizar adequadamente os meios para que os consumidores possam honrar seus compromissos - finalizou Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















