Notícia no detalhe
Procon move ação e resguarda direitos dos consumidores
O Procon de Campos está ajuizando uma ação cautelar inominada, com pedido de liminar, em face de todas as agências bancárias estabelecidas na cidade e distritos. A medida visa resguardar os direitos dos consumidores, tem fundamento no artigo 796º do Código de Processo Civil e se destina a prevenir e evitar dano iminente ao consumidor, em virtude da greve dos bancários em Campos.
Na ação, os advogados do Procon também pedem que seja concedida a medida liminar, pois os transtornos advindos da paralisação podem ser grandes e irreversíveis. O Procon é o órgão legitimado para propor a ação, uma vez que, por integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é habilitado a representar os interesses dos consumidores no município.
A secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, fundamenta a atitude preventiva do órgão em razão de que a greve é iminente e por período indeterminado. Neste caso, os serviços prestados pelas agências bancárias afetam diretamente a vida de milhares de consumidores.
- As notícias já vinculadas causam extrema expectativa nos consumidores, especialmente os mais humildes, que, por sua vulnerabilidade, ficam reféns das operações em caixas eletrônicos cada vez mais sofisticados. Muitos nem mesmo possuem condições de quitar seus compromissos por outros meios, como a internet - destacou Rosangela Tavares.
O grande temor é de que os consumidores tenham dificuldades em quitar suas contas, que vencerão no período da greve. Se não puderem ser pagas em razão da hipossuficiência dos consumidores, bem como, pela dificuldade que há de ser encontrada nas agências online, as contas podem gerar multas e juros.
- O código de defesa do consumidor assegura que o fornecedor, independente de culpa, responde pelos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação do serviço. O consumidor não pode ser penalizado se não conseguir realizar o pagamento de uma obrigação, se o fornecedor não lhe possibilitou condições favoráveis à quitação do débito. É obrigação do fornecedor disponibilizar adequadamente os meios para que os consumidores possam honrar seus compromissos - finalizou Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira