Notícia no detalhe
Inaugurado Laboratório de Análises Clínicas no PU de Guarus
O novo serviço de Laboratório de Análises Clínicas foi implantado nesta terça-feira (18) em cerimônia que reuniu os gestores da saúde do município na sede da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O laboratório está equipado para realização de exames de urina e diversos tipos de exames de sangue, como glicose, uréia, creatinina, TGO, TGP, Gama GT, bilirrubina total e bilirrubina direta, fosfatase alcalina, proteínas e frações, amilase, lipase, PCR e exames de coagulação. A equipe do laboratório é formada por técnicos em análises clínicas e um farmacêutico bioquímico.
O responsável técnico do laboratório, o farmacêutico Luiz Kury, assegura agilidade nos resultados. “Temos como meta o tempo de uma hora, da coleta à entrega do laudo ao médico, facilitando assim o fechamento rápido de diagnósticos” afirmou.
O secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, destacou a implantação do serviço como uma ação do governo. “O laboratório vem a materializar a intenção do governo em criar um cinturão da saúde que agrega ainda outras ações, como a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde na Penha, nos moldes do que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Campista, a implantação do laboratório de análises clínicas da UPH de Guarus, faz parte da política de reestruturação das unidades da FMS. “Estamos dando maior resolutividade à unidade no atendimento de urgência e, com isso, vamos reduzir o número de pacientes que necessitem ser encaminhados aos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus”, afirmou Sebastião.
Para o secretário de Governo, Suledil Bernardino, o serviço é uma conquista para a cidade, assim como as obras no Hospital Ferreira Machado, na UPH São José e na UPH de Travessão. “O serviço do laboratório se soma a outros programas do governo como Hiperdia e Saúde na Escola, além, é claro, das reformas nas unidades de saúde e ações preventivas, como Morar Feliz e Bairro Legal”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18