Notícia no detalhe
PAAQ com diversos atendimentos em Sesmaria
Nesta quinta-feira (21), o Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), da Secretaria de Saúde, fez atendimento no Assentamento Josué de Castro, em Sesmaria, divisa de Campos com São Fidélis. Assistentes sociais e enfermeiros realizaram a triagem dos assentados para consultas médicas em pediatria, clínica geral e ginecologia, enquanto equipes do Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) faziam aferição de pressão arterial e teste de glicose.
O Programa DST/Aids levou o teste rápido de HIV e a Coordenação de Odontologia, com o projeto Sorria Campos, realizou atendimentos odontológicos e orientação quanto à escovação correta dos dentes. Também participaram da ação profissionais do Centro da Doença de Alzheimer e de Parkinson (CDAP); a Epidemiologia, com a atualização das vacinas das crianças, e o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), com a dispensação de medicamentos.
No assentamento, o presidente da Associação de Produtores e Agricultores Familiares do Josué de Castro (APAFJC), José Carlos Santos da Silva, destacou a importância de um programa que leva diversos projetos da Saúde às comunidades mais distantes:
- Moramos em um local de difícil acesso e essa é uma ótima oportunidade de conseguir diversos atendimentos em um só dia. Além de nossos assentados, também avisamos aos moradores de comunidades próximas a Sesmaria, como Santa Rosa de Morro do Coco, Boa Vista Italiana e Mundo Velho, entre outras. A Associação disponibiliza a sede para as consultas, vacinação e todos os atendimentos - contou.
Lecimar Sentineli, morador local, levou os filhos Pedro Augusto, de 6 anos, e Daniel, de 10. “Isso é maravilhoso. Eu fui ao dentista; meus filhos já foram ao médico e, agora, estão colocando as vacinas em dia. Contamos muito com essa atenção da Secretaria de Saúde e queremos que voltem mais vezes”, falou.
Outro que compareceu para atendimento foi Denis Oliveira, que aproveitou para verificar como estava sua taxa de glicose e a pressão arterial. “Está tudo normal, graças a Deus. Agora vou ao dentista, pois estou precisando muito”.
PAAQ – O Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas tem o objetivo de levar atendimento médico e social a oito assentamentos rurais, dois acampamentos agrícolas e quilombos do município. Entrando em funcionamento em outubro de 2009, desde então o programa registrou mais de 6 mil atendimentos.
- São locais distantes e, mesmo com todas as dificuldades de acesso, nos empenhamos para garantir a assistência. Também vamos às casas das pessoas que não podem se locomover até o local dos atendimentos. Levamos diversas especialidades médicas e, se houver necessidade de algum exame, um técnico de laboratório vem ao local para a coleta do material e já com os encaminhamentos médicos para os especialistas, pois as consultas especiais são marcadas pelo próprio programa - explicou a assistente de Coordenação do PAAQ, Rosângela Gomes.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
- 10/06/2026 08:52:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
- 10/06/2026 08:27:46 Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
- 10/06/2026 08:05:42 Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
1006 08h52Procon Campos divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados
1006 08h27Mais Ciência impulsiona meninas na pesquisa científica com o projeto Arduínas
1006 08h05Estrada que dá acesso a Santo Amaro recebe semana ações para recuperar a mobilidade
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















