Notícia no detalhe
Obra de José Cândido de Carvalho para o público infantil
A obra do escritor campista José Cândido de Carvalho vem ganhando uma nova roupagem, com apresentações criativas e um texto, totalmente, adaptado para o público infantil. Na manhã desta segunda-feira (24) a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, através do Departamento de Literatura, dando continuidade ao projeto “O Invencioneiro e suas criaturas”, encantaram alunos e professores da Escola Municipal Lions II, que estiveram na Biblioteca Infantil Lúcia Miners, no Palácio da Cultura para conferir a apresentação.
De acordo com a coordenadora, diretora e atriz do projeto, Márcia Terra, a primeira montagem da peça foi há dois anos. Na época, os adultos eram o público alvo pela complexidade da obra do autor. “Por que não estender os textos do ilustríssimo José Cândido para o público infantil?”, questionou Márcia.
A partir daí, a coordenadora readaptou os textos para uma linguagem acessível às crianças, e transformou a complexa obra do autor em um verdadeiro espetáculo infantil. “Em 2014, nosso magnífico escritor José Cândido de Carvalho completaria 100 anos. E o nosso principal objetivo é que este espetáculo atinja um grande número de escolas possíveis, pois sabemos que muitas dessas crianças não conhecem ou nunca ouviram falar de suas obras fantásticas. Com essa peça, conseguimos transmitir um pouco da beleza de seus textos”, explicou Márcia.
Com brilho nos olhos, os cerca de 30 estudantes, com idades entre 9 e 12 anos, se divertiram e aprenderam um pouco da literatura do escritor campista. “O espetáculo fica mesclado em atores e bonecos. É uma brincadeira lúdica muito prazerosa, pois é muito bom trazer esse conhecimento para cada uma dessas crianças, informando quem foi e o que fez José Cândido de Carvalho. Tudo isso em uma linguagem que se aproxima da realidade infantil, com teatros de bonecos e fantoches”, ressaltou Márcia Terra, acrescentando que, além dela, a equipe também é composta pelos atores Cristiane Silva e Jhonattan Reis.
Nesta quarta-feira (26), alunos das Escolas Municipais Tarcísio Miranda e Maria Lúcia, estarão no espaço literário para conferirem a apresentação.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















