Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária orienta profissionais de salões de beleza
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-Visa) realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a palestra “Beleza com segurança aos olhos da Vigilância”, voltada para profissionais de salões de beleza e barbearia. O objetivo é conscientizar as profissionais de beleza, através de palestras educativas, de que existem outras doenças que possam ser transmitidas pela exposição ao sangue, decorrente da má esterilização dos materiais utilizados pelos profissionais de beleza. A equipe também orienta os profissionais sobre a transmissão, prevenção e o risco de exposição acidental ao vírus da hepatite B e sobre os assuntos pertinentes a biossegurança no trabalho. A palestra foi ministrada pela enfermeira e educadora sanitária Samila Amara dos Santos, na sede da Visa-Campos.
A palestra faz parte de um curso, realizado desde 2009, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), para atualização da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e orientação quanto às normas de higienização de materiais de salões de beleza. Toda última segunda-feira do mês, profissionais do setor de beleza que concluíram o processo de formalização através do Espaço do Empreendedor da Codemca se dirigem à sede da Visa-Campos para participar de palestra. A próxima será no dia 29 de outubro.
- Para muitos, grande parte do que é dito é uma novidade. Eles desconhecem a importância da esterilização de materiais de manicure para evitar a contaminação pelo vírus da Hepatite, da existência de lixeira de pedal, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, por exemplo. A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer -, explicou a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa), Vívian Lanunce Paes Fiuza.
Segundo o diretor da Visa-Campos, Waldir Rodrigues Simões, alguns estabelecimentos em Campos ainda encontram-se em situação irregular. “Infelizmente, poucos locais são regularizados. Os serviços, quando regularizados, geram não só impostos para o município, mas também tranqüilidade no futuro de quem presta o serviço e garantia de qualidade no serviço prestado”, explicou Waldir.
Havendo a identificação de estabelecimentos em funcionamento em situação irregular, os proprietários têm um prazo para se regularizar e recebem orientação do Visa-Campos. “Durante as vistorias para liberação da licença sanitária, as exigências serão de acordo com o que foi exposto. Os locais relacionados são visitados e é exigido o cumprimento da legislação para garantir o bem estar dos prestadores do serviço e seus clientes. Conseqüentemente, há a melhoria na qualidade do atendimento, a prevenção de doenças e o aumento da lucratividade com um serviço diferencial”, salientou o diretor, acrescentando que, posteriormente, a equipe acompanha estes profissionais por meio de fiscalizações aos salões de beleza para verificar as modificações resultantes das orientações dadas.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 11:51:40 Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
- 06/05/2025 11:00:21 Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
- 06/05/2025 08:47:04 Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
- 06/05/2025 08:22:52 Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
0605 11h00Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
0605 08h47Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
0605 08h22Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
0505 19h03Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18