Notícia no detalhe
Alunos na semifinal da Gincana Conversa Literal Papo Reto
Disputas acirradas marcaram a terceira fase da gincana Conversa Literal Papo Reto na manhã desta terça-feira (25) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Na ocasião, alunos das Escolas Municipais Farol de São Tomé e Wilmar Cava Barros, se enfrentaram pedagogicamente na primeira semifinal do evento. Nesta quinta (27), mais três instituições: E.M. Santa Maria, E.M. Eloy Ornelas e E.M. Professora Sebastiana Machado, das sete que passaram para a terceira etapa, também estarão na disputa. As quatro primeiras estarão na grande final, a ser realizada em novembro.
De acordo com a instrutora de artes da coordenação de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Queirós, nessa fase final, os estudantes irão preparar um espetáculo com textos do escritor Jorge Amado, para ser apresentado durante o evento. A instrutora ainda comentou que as escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares vão receber troféus e medalhas, além de ganhar uma viagem cultural.
- As escolas se engajaram muito nesse projeto, aproveitando o gancho da gincana para poder trabalhar, em sala, as obras do escritor baiano. O mais interessante é que os professores estão buscando outros textos do Jorge Amado e, não somente, os que pedimos para a gincana. E isso estimula e aguça a criatividade e o interesse das crianças para a leitura – revelou Rosângela.
Aluna do 9º ano da E.M. Farol de São Tomé, a jovem Thaynan de Oliveira, 17 anos, disse que pelo projeto pôde aprender um pouco mais sobre a vida e obra de um dos escritores mais conceituados do país. “Estou adorando a gincana. Nunca tive contato com os textos de Jorge Amado. Agora, posso até recomendar para meus colegas e familiares”, mencionou a estudante dizendo que se emocionou com a história da Tieta do Agreste, uma das obras do autor.
Confira a classificação dos quatro primeiros colocados do Conversa Literal Papo Reto:
1ª Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ)
2º Escola Municipal Farol de São Tomé
3º Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição
4º Escola Municipal Wilmar Cava Barros
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira