A arquiteta e urbanista Márcia Maria Bounassar e o arquiteto e urbanista Osmani Vicente Júnior, da Empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, com sede em Londrina-PR, se reuniram nesta terça-feira (25) na sede da Secretaria de Governo, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, com o superintendente de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), Marcelo Reis, a secretária executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (Comudes), Maria Olímpia; o presidente da Empresa Municipal de Saneamento de Habitação, Urbanização e Saneamento (Emhab), Ulisses Rangel; e o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carlos Ronald.
Na oportunidade, a representante da DRZ apresentou o plano de trabalho da empresa para a execução do Plano Regional de Saneamento Básico com Base Municipalizada nas Modalidades Água, Esgoto e Drenagem Urbana. A DRZ foi a vencedora da licitação da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e vai atender a 11 municípios do estado do Rio de Janeiro: Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Campos. Eles vão estar nesta quarta-feira (26) em São Fidélis e, em seguida, subirão em direção ao Rio de Janeiro, percorrendo os outros municípios que serão atendidos.
Desde ontem (segunda-feira), os representantes da DRZ estão em Campos, onde participaram da reunião do Comudes e visitaram as instalações da Empresa Vital Engenharia, como o aterro sanitário, o auto-clave e o antigo lixão. Os representantes da empresa também visitaram a secretaria de Obras, que é responsável pela parte de drenagem do município. Nesta terça, eles conheceram a Estação de Tratamento de Água da Coroa e a Estação de Tratamento de Esgoto da Chatuba, onde tiveram uma noção de como é feito tratamento de água e esgoto em Campos, a tecnologia que é utilizada, o sistema utilizado, o controle de qualidade.
Cronograma - Marcelo Reis afirmou que, a partir de agora, existe todo um cronograma de etapas, que contempla diagnóstico do município, prognóstico, metas e objetivos. “O plano é interessante para a prefeitura. É o que a prefeitura quer. Já iniciamos o plano e temos um volume de demandas muito grande. Vamos priorizar a Baixada Campista, que é muito importante pela questão dos canais. Queremos que o plano saia do papel. Estamos na fase da elaboração do plano e temos perspectivas que em janeiro de 2013 já tenhamos a minuta do ante-projeto para ser apresentado à comunidade por meio de audiência pública”, projetou o superintendente da Seplag.
- Temos um horizonte de em 25 anos atender a 100% do município. Já estamos avançando muito nesse sentido. A Emhab está com um processo de licitação para levar água tratada para 45 localidades num prazo de execução de 18 meses. Hoje temos seis estações de esgoto e a sétima em obras; mais 12 estações de tratamento de água. Temos 85% da sede do município com água tratada e 70% da sede com coleta de esgoto e 100% tratado. Campos é a terceira cidade do estado em saneamento. Estamos no 23° lugar entre os municípios com população acima de 400 mil habitantes, segundo dados de 2008 ”, informou Marcelo Reis.