Notícia no detalhe
Fundação Zumbi completa 15 anos e concede Comenda
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) completou 15 anos e, para celebrar a data, realizou grande evento que brindou o público que lotou o Teatro de Bolso para assistir a programação. A entrega de Comenda Fundação Zumbi dos Palmares 15 Anos contemplou a programação, na noite desta quarta-feira (21), e foi conferida a autoridades, profissionais liberais, jornalistas e personalidades que, de alguma forma, têm contribuído com os trabalhos da Fundação, principalmente para a difusão da consciência da igualdade racial e resgate da cultura e da história da população negra de Campos. O município tem a segunda maior concentração de negros do Brasil. A primeira é Salvador, capital da Bahia.
Das 19h às 21h30 parte dos 1.400 alunos integrados nos diversos programas da Fundação apresentaram várias atrações, numa ampla e eclética programação, casada com as celebrações do Dia da Consciência Negra (20), em tributo a Zumbi dos Palmares, denominado Príncipe dos Escravos, um dos primeiros líderes do movimento libertário dos escravos no Brasil. Foram realizadas várias apresentações que expressaram diversas manifestações relacionadas à cultura afro, a exemplo da Capoeira e Maculelê, bem como outras manifestações das artes brasileira e universal, como a Música Popular Brasileira, Teatro e Balé.
A primeira atração ficou por conta do Grupo de Violão, com alunos de todas as idades, do programa Ciranda de Violão. Em várias apresentações musicais, mães de alunos se destacaram em vocal, acompanhadas ao violão, regidas pelo cantor, compositor e intérprete, Sérgio Alvarenga, o Serjão, vice-presidente da FMZP.
O presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, destacou que “a criação da Fundação Zumbi dos Palmares aconteceu por iniciativa do então prefeito Garotinho, que teve sensibilidade para criar um órgão para tratar especificamente do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial, do desenvolvimento social e assegurar dignidade às populações historicamente marginalizadas pelas elites dominantes, como afrodescendentes indígenas e carentes”, disse Jorge Luiz, antes do início da entrega das Comendas. Ao final, Jorge Luis destacou:
- Temos desenvolvido um trabalho na Fundação Zumbi dos Palmares que tem sido importante para a vida de muitas crianças, adolescentes e adultos. Tudo que a prefeita Rosinha Garotinho nos recomendou que fizéssemos à frente da Fundação, temos cumprido. Graças ao empenho e senso de responsabilidade da pequena equipe de 32 funcionários, todos compromissados com o dever de servir bem aos assistidos e aos seus familiares, conseguimos transformar a Fundação, que por um período deixou de cumprir sua função de acolher, assistir e transformar pessoas desassistidas em cidadãs, para funcionar como uma entidade que servia para fins espúrios, que desviava os recursos para serem aplicados nos programas. Temos tido sucesso nos cursos técnicos de inglês técnico, no curso pré-vestibular; no curso de balé, de capoeira, de culinária afro, de Jiu Jitsu e outras artes marciais – enumerou.
Durante a entrega das comendas, o presidente Jorge Luis foi cumprimentado e elogiado pela gestão eficiente à frente da Fundação Zumbi dos Palmares, que já lançou três livros sobre a história de Campos sob o ponto de vistas do pesquisador. A Fundação lançará mais um livro sobre a história de Campos durante a 7ª Bienal do Livro de Campos, que começa nesta sexta-feira (23) e termina em 02 de dezembro.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira