Notícia no detalhe
Laura Muller esquenta bate-papo no Espaço Jovem
Há muitas atrações na 7ª edição da Bienal do Livro de Campos, evento que teve início nesta sexta-feira (23) e acontece até o dia 2 de dezembro no Cepop (Centro de Eventos Populares jornalista Osório Peixoto). Neste domingo de temperatura mais amena, o clima esquentou no Espaço Jovem com a presença da sexóloga Laura Muller.
Num bate-papo intermediado pela colunista de comportamento e moda, Juliana Ribeiro, Laura Muller, por cerca de duas horas, ensinou e tirou dúvidas de muita gente sobre sexo na pré-adolescência, na adolescência, e falou sobre prevenção lembrando sobre o uso do preservativo, por exemplo, além de desmistificar temas que povoam o imaginário dos adolescentes e o conhecimento do próprio corpo.
Numa abordagem franca, com vocabulário simples e tratando o assunto com seriedade, a educadora sexual fez uma ampla explanação sobre sexologia e respondeu muitas perguntas de adolescentes, jovens e pais, que romperam tabus e saíram satisfeitos por terem aprendido mais sobre como lidar com as zonas erógenas do próprio corpo e como tratar da educação sexual dos filhos, superando preconceitos e estigmas.
Laura foi recepcionada pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, e pela secretária Particular, Lindamara Silva. Simpática com o público, ela fez palestra e participou de um prolongado bate-papo no Espaço Jovem. "O ser humano é um ser biopsicossocial: tem emoções, sensações, desejos e lembranças. Durante muito tempo, não se podia sentir prazer com o sexo. Até o século XVIII, só se podia fazer sexo para a procriação. Na época de nossas avós, somente, o homem passou a poder ter o orgasmo, mas a mulher não podia. E como a mulher é um ser biopsicossocial, ainda trazemos uma carga da repressão social. Muitas mulheres, ainda vão para cama com sentimentos que são frutos da repressão social", ensinou, continuando a responder as várias perguntas do púbico, que pôde fazer diretamente, ou de forma escrita, com apoio dos coordenadores da Fundação Jornalista Oswaldo Lima.
- Sexo é vida e é para fazer bem. O negativo é quando se banaliza a nudez e o próprio sexo. Sexo é para viver momento especial, com pessoa especial, e não com qualquer pessoa, porque envolve o seu próprio corpo, que temos um só, e por isso temos que zelar e se auto respeitar - diz.
Sobre a abordagem dos pais com o tema, Laura ensinou: “Os pais devem responder as perguntas e tomar a iniciativa de ensinar aos filhos sobre sexo de forma a educar, sem fugir do assunto, e sem fantasiar. Deve-se explicar aos adolescentes que a menina já pode engravidar e que é preciso usar preservativo para evitar a gravidez não desejada, não planejada. É preciso explicar num diálogo aberto, que sexo deve ser feito na hora certa com pessoa especial”, ensinou Laura Muller que ainda deu dicas sobre como postergar a menopausa e como evitar desconfortos na relação sexual. Tanto homem como mulher devem procurar o proctologista e ginecologista regularmente.
Antes da palestra, indagada sobre como analisa a iniciativa da Prefeitura de Campos inserir a discussão sobre sexologia num Bienal de livros, Laura falou sobre a importância da iniciativa: "Debater sobre este tema num ambiente como esse aqui é uma iniciativa louvável porque aqui neste espaço, com todos ambientes para variadas atrações e exposição de livros, todos buscam conhecimento. Tudo que se faz aqui é a construção do conhecimento", declarou a sexóloga.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/02/2026 16:36:23 HFM recebe microscópio para reforçar neurocirurgias no novo centro cirúrgico
- 13/02/2026 10:36:56 1° Gritinho de Carnaval do Turismo trouxe muita animação e folia no Cais da Lapa
- 13/02/2026 09:27:50 Paciente do Hospital São José recebe cadeira de rodas
- 13/02/2026 09:02:02 Hemocentro de Campos mantém atendimento no Carnaval e reforça pedido de doações
- 13/02/2026 08:44:34 Prefeitura implementa banco de alimentos para atender pessoas em vulnerabilidade
HFM recebe microscópio para reforçar neurocirurgias no novo centro cirúrgico
1302 10h361° Gritinho de Carnaval do Turismo trouxe muita animação e folia no Cais da Lapa
1302 09h27Paciente do Hospital São José recebe cadeira de rodas
1302 09h02Hemocentro de Campos mantém atendimento no Carnaval e reforça pedido de doações
1302 08h44Prefeitura implementa banco de alimentos para atender pessoas em vulnerabilidade
Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
2Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
3Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
6Prefeitura convoca aprovados em concurso da Administração Direta e da GCM






















