Notícia no detalhe
Laura Muller esquenta bate-papo no Espaço Jovem
Há muitas atrações na 7ª edição da Bienal do Livro de Campos, evento que teve início nesta sexta-feira (23) e acontece até o dia 2 de dezembro no Cepop (Centro de Eventos Populares jornalista Osório Peixoto). Neste domingo de temperatura mais amena, o clima esquentou no Espaço Jovem com a presença da sexóloga Laura Muller.
Num bate-papo intermediado pela colunista de comportamento e moda, Juliana Ribeiro, Laura Muller, por cerca de duas horas, ensinou e tirou dúvidas de muita gente sobre sexo na pré-adolescência, na adolescência, e falou sobre prevenção lembrando sobre o uso do preservativo, por exemplo, além de desmistificar temas que povoam o imaginário dos adolescentes e o conhecimento do próprio corpo.
Numa abordagem franca, com vocabulário simples e tratando o assunto com seriedade, a educadora sexual fez uma ampla explanação sobre sexologia e respondeu muitas perguntas de adolescentes, jovens e pais, que romperam tabus e saíram satisfeitos por terem aprendido mais sobre como lidar com as zonas erógenas do próprio corpo e como tratar da educação sexual dos filhos, superando preconceitos e estigmas.
Laura foi recepcionada pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, e pela secretária Particular, Lindamara Silva. Simpática com o público, ela fez palestra e participou de um prolongado bate-papo no Espaço Jovem. "O ser humano é um ser biopsicossocial: tem emoções, sensações, desejos e lembranças. Durante muito tempo, não se podia sentir prazer com o sexo. Até o século XVIII, só se podia fazer sexo para a procriação. Na época de nossas avós, somente, o homem passou a poder ter o orgasmo, mas a mulher não podia. E como a mulher é um ser biopsicossocial, ainda trazemos uma carga da repressão social. Muitas mulheres, ainda vão para cama com sentimentos que são frutos da repressão social", ensinou, continuando a responder as várias perguntas do púbico, que pôde fazer diretamente, ou de forma escrita, com apoio dos coordenadores da Fundação Jornalista Oswaldo Lima.
- Sexo é vida e é para fazer bem. O negativo é quando se banaliza a nudez e o próprio sexo. Sexo é para viver momento especial, com pessoa especial, e não com qualquer pessoa, porque envolve o seu próprio corpo, que temos um só, e por isso temos que zelar e se auto respeitar - diz.
Sobre a abordagem dos pais com o tema, Laura ensinou: “Os pais devem responder as perguntas e tomar a iniciativa de ensinar aos filhos sobre sexo de forma a educar, sem fugir do assunto, e sem fantasiar. Deve-se explicar aos adolescentes que a menina já pode engravidar e que é preciso usar preservativo para evitar a gravidez não desejada, não planejada. É preciso explicar num diálogo aberto, que sexo deve ser feito na hora certa com pessoa especial”, ensinou Laura Muller que ainda deu dicas sobre como postergar a menopausa e como evitar desconfortos na relação sexual. Tanto homem como mulher devem procurar o proctologista e ginecologista regularmente.
Antes da palestra, indagada sobre como analisa a iniciativa da Prefeitura de Campos inserir a discussão sobre sexologia num Bienal de livros, Laura falou sobre a importância da iniciativa: "Debater sobre este tema num ambiente como esse aqui é uma iniciativa louvável porque aqui neste espaço, com todos ambientes para variadas atrações e exposição de livros, todos buscam conhecimento. Tudo que se faz aqui é a construção do conhecimento", declarou a sexóloga.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18