Notícia no detalhe
Modernismo nas vozes de Secchin, Lucélia Santos e Cássia Kis
Uma aula literária, uma verdadeira aula show. Assim foi definida a palestra do escritor, crítico literário, poeta, ensaísta e professor, Antônio Carlos Secchin que, acompanhado das atrizes Lucélia Santos e Cássia Kis Magro, falou sobre “Vozes do Modernismo: a revolução que abalou a vida artístico literária brasileira”, dentro da 7ª Bienal do Livro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), neste domingo (25). O evento prossegue até dia dois de dezembro.
Secchin levou para o Espaço Jovem, textos modernistas e de outros movimentos, misturando Mário de Andrade, Oswald Andrade, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, lidos pelas atrizes. Após a leitura e dos aplausos para a interpretação dos textos, entra o crítico literário e professor, falando de cada um deles.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi o destaque de Secchin, que começou citando o escritor Alberto de Oliveira, nascido no Estado do Rio, autor do Modernismo. O palestrante explicou que o Modernismo, como muitos confundem, não começou com a Semana de Arte Moderna, levando-se em consideração que já havia música, pintura, entre outras artes modernas. E, ainda, que a Semana não começou exatamente em 22 e só se tornou conhecida anos depois.
- Tudo começou como uma brincadeira, inconsequente, um movimento para enfrentar a burguesia de São Paulo e, só depois, se transformou em um fato cultural dos mais modernos do país. Nesta época, Mário de Andrade escreveu “Paulicéia Desvairada”, seu mais moderno livro – acrescenta o escritor.
Lucélia Santos – “Eu sou uma apaixonada pelos livros e incentivadora da leitura. Faço campanha pela internet, presenteio com livros, enfim, acho essa iniciativa da Bienal magnífica”.
Cássia Kis – “O Secchin é um mestre, inteligente, gosto muito dele e é sempre um prazer estar junto com ele. Foi muito bom participar de um evento como esse”.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















