Notícia no detalhe
Jairo Bouer: Drogas, é possível sair
Muitos temas de diferentes áreas estão sendo abordados durante a 7ª Bienal do Livro de Campos. O “Espaço Jovem” recebeu na manhã desta segunda-feira (26) o médico psiquiatra, que trabalha com Comunicação e Saúde, Jairo Bouer, além da diretora da clínica de reabilitação S8, Elen Fontes, e do mediador também médico e diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles, falando sobre “Drogas, é possível sair?”.
Com dados expressivos em relação à utilização de drogas lícitas e ilícitas, o convidado, que participa de quadros no programa Fantástico, da Rede Globo, e no Canal Futura, explicou que é possível sim, sair das drogas, mas é preciso que as pessoas se atentem para o que acontece antes de entrar no vício.
- Quanto mais cedo o contato com drogas, tanto lícitas como ilícitas, maior é o problema das pessoas para sair do vício. Através de estudos feitos no Brasil, podemos afirmar que o contato de pessoas com a bebida alcoólica está entre 14 e 15 anos e 80% dos fumantes atuais tiveram contato com o tabaco antes dos 15 anos. Por isso, temos que nos atentar para este fato. Temos dados também sobre drogas ilícitas, como a maconha, que é a mais consumida entre os jovens. Muitas pessoas dizem que a droga é uma planta e que não faz mal, mas esquecem que outras drogas também lícitas têm sua origem em plantas e desenvolvem dependência. Há dados que dizem que, de cada três jovens reprovados na escola, pelo menos um, foi por causa do uso da maconha - destaca Jairo.
Já Elen, que coordena a clínica municipal de reabilitação de Pedra Lisa, em Campos, explica que o uso abusivo das drogas se torna real quando a droga é constante na vida da pessoa. “Quando a dependência química se estabelece na vida das pessoas, é possível que elas saiam, mas não sem sofrimento. Hoje nas clínicas podemos ver pessoas já ressocializadas, que estiveram com suas vidas descontroladas e que agora podem tomar seus rumos após o tratamento. Cerca de 30% destas pessoas que estão no vício são por uma droga lícita, que é o álcool, e por isso devemos ter cuidado para retardarmos ao máximo o contato dos jovens com todos os tipos de drogas. Lembrando que o uso de qualquer tipo antes dos 18 anos é transgressão da lei - destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças