Notícia no detalhe
Leituras na Caverna: Xilogravura com Nireuda Longobardi
Quem foi à 7ª Bienal do Livro, na tarde desta segunda-feira (26), pode conferir a Oficina de Xilogravura com a escritora, professora de artes e ilustradora, Nireuda Longobardi. A Bienal, acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) de 23 de novembro a 02 de dezembro, das 10h às 22h. O evento está montado em uma área de 4 mil metros quadrados, em ambiente climatizado e com internet livre.
A atividade aconteceu no espaço Leituras na Caverna e contou com a presença de alunos da Escola Municipal EvanirJosé Gaia, além das crianças que estavam a passeio com os pais. O público pode conferir no estande explicações sobre o que é a xilogravura. Histórias do livro “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel” foram contadas, como também a lenda sobre o guaraná e, ainda, puderam participar da oficina de gravura, onde o material foi distribuído.
A escritora, Nireuda Longobardi, falou da sua satisfação em estar fazendo parte de uma bienal do interior do estado e ainda falou um pouco do seu trabalho. “É uma honra. Fiquei muito feliz pelo convite. Toda a estrutura da Bienal está linda, a cidade está de parabéns. A população tem que estar muito feliz de poder ter uma estrutura dessa. Todos têm que prestigiar. Gosto de estar perto dos leitores, o contato deles com os escritores é super importante. As crianças, com isso, vêem a leitura de uma maneira mais divertida”, informou Nireuda.
A xilogravura é um desenho feito na madeira. As crianças fizeram a atividade no isopor para mais segurança. Usaram o isopor, palitos de churrasco, rolo, tintas e papel de seda. Nireuda ainda informou que as escolas deveriam adaptar esta prática com seus alunos, usando isopor, argila ou papelão e os outros materiais.
Fernanda Villas Novas, 45, dona de casa, levou a sua filha, Maria Luiza Villas Novas e uma amiga Laura de Souza no espaço e destacou a importância da criatividade ser inserida com esta prática no colégio. “Falta nas escolas mais criatividade para trabalharem com as crianças. As meninas adoraram, ficaram superatentas e, na hora da prática, se esbaldaram. A contação das histórias também foi bastante interessante, histórias dos nossos avós que os pequenos puderam conhecer. Foi legal”, informou Fernanda.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18