Notícia no detalhe
MC Sapão fala sobre a profissão e agita a galera na Bienal
A 7ª Bienal do Livro de Campos surpreendeu mais uma vez o público na tarde dessa segunda-feira (26). O Espaço Jovem recebeu o cantor de funk, Jefferson Fernando Luiz, o MC Sapão, que falou sobre “Profissão: MC”, num bate-papo mediado pelo radialista Luis Henrique.
MC Sapão, 34 anos, nascido no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, falou sobre sua experiência de vida e de profissão, inclusive, sobre sua prisão no início da carreira. “Eu comecei com um lado ruim do funk, fiz apologia ao tráfico de drogas. Achava que estava certo, era muito novo e sofri as consequências do meu erro. Mas foi dessa experiência que saiu meu primeiro grande sucesso ‘Eu sei cantar’, que era um desabafo meu para a minha mãe, um pedido de desculpas”, acrescenta.
O cantor, que tem 17 anos de carreira e faz aulas de canto, teatro e inglês, ressaltou a importância da educação para sua profissão. Segundo ele, a falta de formação nas comunidades, às vezes, deixa os MC´s num mundo muito restrito e eles se toram influências ruins, porque cantam o funk erótico, violento e sem conteúdo. “Para resolver essa questão, só a educação, a leitura e é aí que entra a Bienal do Livro, que está dando essa oportunidade para as pessoas. A educação é uma ferramenta muito importante para dar qualidade ao funk”, explicou.
Quando questionado sobre o que fazer para que as crianças não sejam influenciadas pelo funk proibido, Sapão, que tem 4 filhos, garante que a conversa e o diálogo em casa podem mudar o rumo das coisas. “O mundo é uma selva, a armadura nós precisamos colocar dentro de casa. A educação é papel dos pais e dos educadores. Vamos cuidar das nossas crianças.”, alerta o cantor.
Para falar sobre o tema do debate, MC Sapão fez questão de alertar os jovens que querem seguir o caminho da música, que a garantia de sucesso e de um negócio rentável está na qualidade. Para ele, o público hoje é exigente e quer mais que batidas de internet, palavrões e letras sem conteúdo. “Só sobrevive quem se forma, quem estuda, quem busca o melhor. Eu cantava acompanhado de um Dj, hoje eu tenho uma banda completa, produtor, empresário e uma empresa séria”, finaliza.
MC Sapão, que vai lançar seu DVD em Janeiro de 2013, encerrou sua participação na 7ª Bienal do Livro de Campos cantando alguns sucessos do funk e levou o público para o centro do espaço. Mais uma participação de sucesso na Bienal, que segue até o dia 02 de dezembro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















