Notícia no detalhe
MC Sapão fala sobre a profissão e agita a galera na Bienal
A 7ª Bienal do Livro de Campos surpreendeu mais uma vez o público na tarde dessa segunda-feira (26). O Espaço Jovem recebeu o cantor de funk, Jefferson Fernando Luiz, o MC Sapão, que falou sobre “Profissão: MC”, num bate-papo mediado pelo radialista Luis Henrique.
MC Sapão, 34 anos, nascido no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, falou sobre sua experiência de vida e de profissão, inclusive, sobre sua prisão no início da carreira. “Eu comecei com um lado ruim do funk, fiz apologia ao tráfico de drogas. Achava que estava certo, era muito novo e sofri as consequências do meu erro. Mas foi dessa experiência que saiu meu primeiro grande sucesso ‘Eu sei cantar’, que era um desabafo meu para a minha mãe, um pedido de desculpas”, acrescenta.
O cantor, que tem 17 anos de carreira e faz aulas de canto, teatro e inglês, ressaltou a importância da educação para sua profissão. Segundo ele, a falta de formação nas comunidades, às vezes, deixa os MC´s num mundo muito restrito e eles se toram influências ruins, porque cantam o funk erótico, violento e sem conteúdo. “Para resolver essa questão, só a educação, a leitura e é aí que entra a Bienal do Livro, que está dando essa oportunidade para as pessoas. A educação é uma ferramenta muito importante para dar qualidade ao funk”, explicou.
Quando questionado sobre o que fazer para que as crianças não sejam influenciadas pelo funk proibido, Sapão, que tem 4 filhos, garante que a conversa e o diálogo em casa podem mudar o rumo das coisas. “O mundo é uma selva, a armadura nós precisamos colocar dentro de casa. A educação é papel dos pais e dos educadores. Vamos cuidar das nossas crianças.”, alerta o cantor.
Para falar sobre o tema do debate, MC Sapão fez questão de alertar os jovens que querem seguir o caminho da música, que a garantia de sucesso e de um negócio rentável está na qualidade. Para ele, o público hoje é exigente e quer mais que batidas de internet, palavrões e letras sem conteúdo. “Só sobrevive quem se forma, quem estuda, quem busca o melhor. Eu cantava acompanhado de um Dj, hoje eu tenho uma banda completa, produtor, empresário e uma empresa séria”, finaliza.
MC Sapão, que vai lançar seu DVD em Janeiro de 2013, encerrou sua participação na 7ª Bienal do Livro de Campos cantando alguns sucessos do funk e levou o público para o centro do espaço. Mais uma participação de sucesso na Bienal, que segue até o dia 02 de dezembro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















