Notícia no detalhe
Código Florestal é discutido na 7ª Bienal do Livro
Vindo da tribo indígena Munduruku e um dos primeiros índios com mestrado e doutorado no Brasil, Daniel Munduruku já tem 43 livros publicados e esteve nesta terça-feira (27), no Espaço Jovem, na 7ª Bienal do Livro de Campos, falando sobre Código Florestal. Durante a palestra, o autor disse que estava ali como vítima de uma das propostas de lei que destruirá o meio ambiente. Na plateia, também, estavam alunos da rede municipal de Campos. Daniel também estará presente no Espaço na Caverna, às 15h30, falando sobre seus livros.
- Para a maioria de nós, a natureza é só uma paisagem, mas na realidade, este pensamento vem detonando nosso meio através de códigos feitos pelos políticos onde o intuito é só diminuir esta paisagem. É como se pintassem o quadro de branco e no lugar do verde, colocassem gado, soja e cana-de-açúcar. Dois ou três grupos de pessoas fazem isto sem o consentimento da população e ainda exportam toda a soja e carne que produzimos e compramos a outros países com preços altos. No fim, ficamos sem gado, sem soja e sem florestas - destaca Daniel.
Daniel pontua, ainda, que fazemos parte de um corpo e como este devemos proteger o que faz parte de nós. “Somos todos um corpo, os serem humanos, animais e natureza . As pessoas ainda tem o hábito de fazer esta distinção, não sabendo que parte deste corpo está sofrendo. O que afeta meu povo, lá na Amazônia, também afeta em igualdade a vocês aqui. Não podemos fechar os olhos. Devemos ver que nossos representantes em Brasília devem expor nossos interesses, pois um dia, quando abrirmos nossos olhos pode ser tarde demais, pois o futuro desgaste extremo, pode ser daqui a pouco - ressalta.
Autor – Daniel Muduruku é graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP e Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Daniel recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda