Notícia no detalhe
Crianças se encantam com língua munduruku e costumes indígenas
Na tarde desta terça-feira (27), o índio Daniel Munduruku voltou a participar da 7º Bienal do Livro de Campos, desta vez no espaço Leituras na Caverna. Alunos da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, de Travessão, e do Colégio Regina participaram do Cinelivro. No espaço, as crianças puderam conhecer as experiências de vida do índio, que falou sobre hábitos, lendas e ainda apresentou seu livro “Kabá Darebu” da Editora Brinque-book. A obra fala de um menino de sete anos de idade, que conta a sua vida na tribo indígena Munduruku e seus costumes. O índio chegou à palestra falando sua língua, o munduruku, o que deixou as crianças bastante à vontade.
Na manhã de hoje, Daniel, que tem 43 livros publicados, já havia participado de outro momento da programação, no Espaço Jovem, falando sobre Código Florestal. Daniel Munduruku, contou aos ouvintes como foi sua vida até chegar nos dias de hoje, que é doutor em Educação e escritor. O índio lembra que nasceu no Pará, mas foi criado na cidade de Belém, em uma aldeia afastada, e que aprendeu tudo sobre a cultura indígena e como se comportar com seu avô. Morou em Manaus, de onde seguiu com seus estudos e iniciou sua carreia como professor. Logo foi para a cidade de São Paulo onde publicou o seu primeiro livro. O escritor tem 43 obras publicadas. Atualmente, ele viaja o Brasil para dar palestras sobre a questão indígena e a literatura.
- As crianças ficaram superatentas. Adorei a maneira delas se expressarem, com diversas perguntas depois do conto. É um orgulho fazer parte da 7ª Bienal, estou muito contente em estar de volta à cidade. Este ano, a Feira está diferente, bem localizada, espaços amplos e uma ótima organização. É um privilégio para os campistas poderem desfrutar de vozes da literatura brasileira – destacou o escritor.
Gabriel Tavares, 17 anos, estudante da Escola Municipal Albertino Azeredo Venâncio, falou sobre o Cinelivro. “Estou muito contente, a palestra foi ótima, o Daniel é incrível, mostrou a todos uma maneira diferente de ver a nossa Terra. Ele conseguiu fazer com que todos os pequenos ficassem atentos à suas palavras e deixou todo mundo muito à vontade. O fato de estarmos de frente com autores é ótimo. Muito legal a proposta da 7ª Bienal”, disse o estudante.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças