Notícia no detalhe
Debate sobre traição marca a noite de quarta na Bienal do Livro
A 7ª Bienal do livro de Campos – Leitura que muda o mundo, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), falou de um assunto polêmico no Botequim Literário, na noite desta quarta-feira (28). Traição foi o tema debatido pelos participantes Dr.Luis Cuschnir, Regina Navarro Lins e o público, com a mediação da psicóloga Luciane Mina.
Regina Navarro, psicanalista e escritora, autora de 11 livros sobre relacionamento amoroso, entre eles A Cama na Varanda e O Livro do Amor, falou sobre a decadência do chamado amor romântico.
– Durante muito tempo, trair foi uma tragédia. Hoje, estamos num processo de mudança nas relações amorosas e, daqui a 30 anos, menos pessoas vão querer se fechar numa relação a dois. Essa história de exclusividade no amor vai acabar– afirma a escritora.
Luis Cuschnir, psiquiatra e psicoterapeuta, especialista brasileiro nas questões do feminino e masculino, autor de oito livros, entre eles A Relação Mulher&Homem e Os Bastidores do Amor, defendeu que amor não coincide, necessariamente, com fidelidade.
– Fidelidade está relacionada com o que cada um tem dentro de si. A primeira pessoa a quem eu devo ser fiel, sou eu mesmo. Muitas vezes, o conceito de fidelidade destrói um amor profundo – enfatiza o terapeuta.
Os escritores divergiram em diversos pontos, mas concordaram em outros. O público, participando com perguntas e aplausos, aprovou a fala de cada um como uma torcida.
Regina, crítica do amor romântico e Luis, a favor dos sonhos, concordaram num ponto importante. Para os dois, muitas traições acontecem por causa das expectativas que uma pessoa tem sobre o parceiro, o que esperam e o que imaginam ser verdade para si mesmo esquecendo que o outro pensa diferente.
Regina Navarro Lins afirma que é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e que histórias como princesas e príncipes encantados são muito prejudiciais para as futuras gerações.
– Temos que refletir sobre valores, crenças e moralismos, para vivermos melhor. Seguir modelos é muito prejudicial para a relação. O amor é uma construção social e a sexualidade também – finaliza a sexóloga.
LuisCuschnir finalizou sua participação estimulando as fantasias: "Vivemos em um mundo seco demais. Se não sonhamos, não temos do que nos alimentar. Sonhar faz a vida mais gostosa. Só precisamos ter cuidado para não transferir o que sonhamos para nós mesmos para o outro", pontuou.
O Botequim Literário vai ser palco nesta quinta-feira, 29, às 20h30, de outra discussão importante: Religião e Religiosidade, com Frei Betto, Leonildo Silveira Campos, Pr. Éber Silva e mediação de Jefferson Azevedo. A 7ª Bienal do Livro segue até domingo, dia 02, com uma vasta programação.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação