Notícia no detalhe
Debate sobre traição marca a noite de quarta na Bienal do Livro
A 7ª Bienal do livro de Campos – Leitura que muda o mundo, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), falou de um assunto polêmico no Botequim Literário, na noite desta quarta-feira (28). Traição foi o tema debatido pelos participantes Dr.Luis Cuschnir, Regina Navarro Lins e o público, com a mediação da psicóloga Luciane Mina.
Regina Navarro, psicanalista e escritora, autora de 11 livros sobre relacionamento amoroso, entre eles A Cama na Varanda e O Livro do Amor, falou sobre a decadência do chamado amor romântico.
– Durante muito tempo, trair foi uma tragédia. Hoje, estamos num processo de mudança nas relações amorosas e, daqui a 30 anos, menos pessoas vão querer se fechar numa relação a dois. Essa história de exclusividade no amor vai acabar– afirma a escritora.
Luis Cuschnir, psiquiatra e psicoterapeuta, especialista brasileiro nas questões do feminino e masculino, autor de oito livros, entre eles A Relação Mulher&Homem e Os Bastidores do Amor, defendeu que amor não coincide, necessariamente, com fidelidade.
– Fidelidade está relacionada com o que cada um tem dentro de si. A primeira pessoa a quem eu devo ser fiel, sou eu mesmo. Muitas vezes, o conceito de fidelidade destrói um amor profundo – enfatiza o terapeuta.
Os escritores divergiram em diversos pontos, mas concordaram em outros. O público, participando com perguntas e aplausos, aprovou a fala de cada um como uma torcida.
Regina, crítica do amor romântico e Luis, a favor dos sonhos, concordaram num ponto importante. Para os dois, muitas traições acontecem por causa das expectativas que uma pessoa tem sobre o parceiro, o que esperam e o que imaginam ser verdade para si mesmo esquecendo que o outro pensa diferente.
Regina Navarro Lins afirma que é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e que histórias como princesas e príncipes encantados são muito prejudiciais para as futuras gerações.
– Temos que refletir sobre valores, crenças e moralismos, para vivermos melhor. Seguir modelos é muito prejudicial para a relação. O amor é uma construção social e a sexualidade também – finaliza a sexóloga.
LuisCuschnir finalizou sua participação estimulando as fantasias: "Vivemos em um mundo seco demais. Se não sonhamos, não temos do que nos alimentar. Sonhar faz a vida mais gostosa. Só precisamos ter cuidado para não transferir o que sonhamos para nós mesmos para o outro", pontuou.
O Botequim Literário vai ser palco nesta quinta-feira, 29, às 20h30, de outra discussão importante: Religião e Religiosidade, com Frei Betto, Leonildo Silveira Campos, Pr. Éber Silva e mediação de Jefferson Azevedo. A 7ª Bienal do Livro segue até domingo, dia 02, com uma vasta programação.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18