Notícia no detalhe
Médica fala dos riscos da bulimia e anorexia no mundo da moda
A moda foi tema de debate no Espaço Jovem da 7ª Bienal do Livro de Campos, na tarde desta quinta-feira, 29. Moda Fatal: bulimia, anorexia e outras doenças foi debatido pela endocrinologista Ana Paula Galvão e a modelo Nayara Lima com a mediação do produtor de moda e colunista Carlos Frederico Silva.
A endocrinologista Ana Paula Galvão fez uma abordagem importante sobre os riscos a que as mulheres são submetidas pela moda, pela mídia e, muitas vezes, pela própria família. “As agências de moda exigem modelos muito magras e, muitas vezes, essas mulheres perdem o controle disso. O transtorno alimentar deve ser tratado pelo endocrinologista e pelo psiquiatra”, alerta a doutora.
A modelo Nayara Lima, que admitiu já ter sofrido de bulimia, falou sobre a importância do diagnóstico rápido e do acompanhamento psicológico. “Eu sofria uma pressão muito grande da minha mãe e sempre vi uma exigência forte do mercado, então achava normal a busca por esse corpo. Tive depressão e foi difícil sair, mas ser Miss me ajudou muito porque o tipo de beleza do concurso é diferente”, disse.
A anorexia em adolescentes também foi abordada como uma grande preocupação. Segundo Ana Paula, os adolescentes estão em fase de desenvolvimento e o transtorno interfere no crescimento e na fertilidade. Alguns dados relevantes foram colocados pela médica. Dez por cento dos pacientes com anorexia, infelizmente, evoluem para o óbito. Inibidores de apetite, laxantes, diuréticos e até cocaína são usados pelas pessoas que sofrem de Bulimia como saída para os exageros cometidos.
O bate-papo sobre os transtornos recebeu a participação do público e terminou com um alerta das participantes. Para a endocrinologista Ana Paula Galvão, estar numa Bienal falando sobre esse assunto é de suma importância, porque essas doenças não são frescura de mulher. O tratamento não é fácil e a conscientização tem um papel fundamental para o diagnóstico e também para evitar que essa moda se propague. A modelo Nayara Lima agradeceu o convite e deixou um recado para quem quer ser modelo. “ Mais importante que a beleza é a saúde. Então, pode sim sonhar com a carreira de modelo, mas nada de dietas malucas. Procurem uma alimentação saudável, controlada e exercícios físicos”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças