Notícia no detalhe
Médica fala dos riscos da bulimia e anorexia no mundo da moda
A moda foi tema de debate no Espaço Jovem da 7ª Bienal do Livro de Campos, na tarde desta quinta-feira, 29. Moda Fatal: bulimia, anorexia e outras doenças foi debatido pela endocrinologista Ana Paula Galvão e a modelo Nayara Lima com a mediação do produtor de moda e colunista Carlos Frederico Silva.
A endocrinologista Ana Paula Galvão fez uma abordagem importante sobre os riscos a que as mulheres são submetidas pela moda, pela mídia e, muitas vezes, pela própria família. “As agências de moda exigem modelos muito magras e, muitas vezes, essas mulheres perdem o controle disso. O transtorno alimentar deve ser tratado pelo endocrinologista e pelo psiquiatra”, alerta a doutora.
A modelo Nayara Lima, que admitiu já ter sofrido de bulimia, falou sobre a importância do diagnóstico rápido e do acompanhamento psicológico. “Eu sofria uma pressão muito grande da minha mãe e sempre vi uma exigência forte do mercado, então achava normal a busca por esse corpo. Tive depressão e foi difícil sair, mas ser Miss me ajudou muito porque o tipo de beleza do concurso é diferente”, disse.
A anorexia em adolescentes também foi abordada como uma grande preocupação. Segundo Ana Paula, os adolescentes estão em fase de desenvolvimento e o transtorno interfere no crescimento e na fertilidade. Alguns dados relevantes foram colocados pela médica. Dez por cento dos pacientes com anorexia, infelizmente, evoluem para o óbito. Inibidores de apetite, laxantes, diuréticos e até cocaína são usados pelas pessoas que sofrem de Bulimia como saída para os exageros cometidos.
O bate-papo sobre os transtornos recebeu a participação do público e terminou com um alerta das participantes. Para a endocrinologista Ana Paula Galvão, estar numa Bienal falando sobre esse assunto é de suma importância, porque essas doenças não são frescura de mulher. O tratamento não é fácil e a conscientização tem um papel fundamental para o diagnóstico e também para evitar que essa moda se propague. A modelo Nayara Lima agradeceu o convite e deixou um recado para quem quer ser modelo. “ Mais importante que a beleza é a saúde. Então, pode sim sonhar com a carreira de modelo, mas nada de dietas malucas. Procurem uma alimentação saudável, controlada e exercícios físicos”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta