Notícia no detalhe
O português nosso de cada dia na 7ª Bienal do Livro
“O português nosso de cada dia”, tema de debate nesta quinta-feira (29), na 7ª Bienal do Livro, no Cepop, foi amplamente discutido e, por vezes, até mesmo criticado pela forma como é ensinada às crianças e jovens. O professor de língua portuguesa e apresentador de televisão, Pasquale Cipro Neto, além da professora Regina Tonelli, levantaram uma série de discussões sobre o assunto, com destaque para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), importância da leitura dos clássicos, o acordo ortográfico que não mais entrará em vigor em 2013, entre outros.
De maneira direta e sem meias conversas, Pasquale Neto criticou o modo como é ensinada a língua portuguesa na maioria das escolas do país, da forma tradicional e clássica, fazendo com que o aluno leia, decore, passe de ano, mas que, no dia a dia, não entenda nada. “Temos em péssimo ensino de português, que vai do nada ao nada e não se discute o fato linguístico. Precisamos rever esses conceitos urgentemente”, diz o professor.
- Nós vamos mal obrigado. A escola não ensina a ler nem a fazer conta. Estamos hoje (o Brasil), em penúltimo lugar no mundo em educação. Estamos formando gente que não consegue entender o mundo, as pessoas, justamente porque não lêem. Quer um exemplo? Quando tem um artigo nos sites, os comentários são os mais absurdos, mostrando que a pessoa não entendeu nada do que leu – critica Pasquale.
Regina Tonelli também abordou esse assunto e acrescenta que o aluno hoje não gosta de ler e, ainda, que muitos levam para a escola a mesma forma de escrever na internet, nos e-mails e bate papos, o conhecido internetês. “A forma de escrever na internet é abreviada, prática, mas isso não pode ser levado para dentro da escola, nem para a vida longe da internet, por exemplo”, completa a professora.
Acordo ortográfico – Essa semana, a Presidente Dilma assinou decreto prorrogando o prazo para entrar em vigor o novo acordo ortográfico, que seria no próximo ano (2013), para somente 2016. Até lá, será feita a reforma da reforma, como conta Pasquale. “O texto do acordo ortográfico é precário, contraditório. Não se discutiu ainda com os outros países que compõem o acordo, como ficará a situação e vai ser preciso sentar e repensar esse acordo”, finaliza o professor.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta