Notícia no detalhe
Homenagens na Bienal para Luiz Gonzaga com Forró Didoido
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, responsável pela elaboração da programação oficial da 7ª Bienal do Livro de Campos, tratou de incluir várias atrações para prestar homenagens a ícones da literatura e de outras manifestações da arte no Brasil. Entre os homenageados estão Jorge Amado, Alberto Lamego, Luiz Gonzaga e Osório Peixoto, que estão tendo suas obras, sejam literárias ou musicais, relembradas.
Um dos homenageados é o sertanejo pernambucano, Luiz Gonzaga, que com seu acordeão eternizou o baião e o xote, ritmos da cultura popular brasileira que contagia a nação brasileira e partes do mundo, com seu ritmo dançante, que mexe com a imaginação e faz movimentar, principalmente, pernas e quadris. Nesta quarta-feira (28), o grupo baiano Forró Didoido lotou o Espaço Jovem com o espetáculo dançante e cultural Canto e Conto Luiz Gonzaga, uma das atrações em homenagem ao rei do Baião.
Durante quase duas horas, o grupo, formado por Geraldinho da Acordeon, sósia do Luiz Ganzaga quando mais jovem; Hudson Charles, na Zabumba; Jocivaldo Bastos, no baixo; e Gualter Torres no vocal e triângulo, animou o público. Gualter intermediou canto e canto de fatos pertinentes à história do ícone do baião, relembrando fatos marcantes que eram relatados pelo próprio Luiz Gonzaga. Além de deixar a música nordestina como maior legado, também deixou registros marcantes do povo nordestino e sua importância na cultura do Brasil, seja através da música, dos costumes, de outras manifestações culturais, da culinária e também da religião.
Adolescentes, seus pais, jovens e adultos de todas idades se divertiram enquanto nos intervalos eram abastecidos de cultura através dos relatos contados por Gualter Torres. “Queremos agradecer a Prefeitura de Campos por nos proporcionar momentos como estes que transpiram cultura, com um público interativo que é carinhoso com a gente neste 13 anos que estamos em Campos, e cada vez mais amamos esta cidade, que nos surpreende com iniciativas como essa que nos alegram porque valoriza a cultura brasileira”, declarou Gualter, em entrevista, após o espetáculo que embalou o público de várias idades com o ritmo de clássicos do sertanejo como Asa Branca, Xote das Meninas, A vida do Viajante, Quinem Jiló, dentre outras que foram sucesso na voz de Luiz Gonzaga, que são cantadas por várias gerações.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















