Notícia no detalhe
Gilberto Gil: um dos principais nomes do Tropicalismo na Bienal
No último dia de programação da 7ª Bienal do Livro – Leitura que muda o mundo, o público foi presenteado com uma grande atração. A feira, realizada no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), levou para o último Café Literário, na noite deste domingo (02), o cantor Gilberto Gil. O compositor, cantor e um dos principais nomes do Tropicalismo – uma revolução operada na estrutura letrista da canção popular e da necessidade de se reestudar os critérios de avaliação e compreensão da nova linguagem – falou sobre literatura, as influências em sua carreira e da experiência quando Ministro da Cultura.
- Minha paixão pela música vem desde pequeno. Minha mãe conta que, aos dois anos, ela me perguntou o que eu queria ser quando crescer e eu respondi: ´musgueiro`, que era mais do que ser músico, mas alguém que viesse a mexer com as palavras e sentimentos. Havia em mim uma vocação desde cedo que me aproximava da música, mais precisamente da música popular que é o reino da palavra cantada. Meus primeiros esboços de canção apareceram aos 13 anos. Composições completas mesmo só entre os 17 e 18 anos, quando passei a tocar violão. Antes, como era muito fã de Luiz Gonzaga, minha mãe perguntou se ainda queria ser ´musgueiro´e como eu era fã do rei do baião, ela me matriculou numa escola de acordeon -, contou Gilberto.
Com o nascimento da Bossa Nova e influenciado pela poesia de autores como Olavo Bilac e Castro Alves, o jovem Gilberto Gil foi tomado pelo fascínio da palavra e começou, na década de 60, a carreira de compositor, partindo para o que ele denomina palavra cantada. “A escrita é a forma mais fundamental de comunicação. O registro da palavra é fundamental para qualquer povo. A literatura, a vida escrita de um povo que lhe dá oportunidade de conhecimento de si mesmo. Sem literatura é impossível o uso qualificado da língua e o uso estendido dela. Não importa o estilo literário. A importância da leitura está resguardada”, analisou.
Gilberto Gil ainda destacou algumas ações durante sua passagem pelo Ministério da Cultura, tendo destacado a lei dos livros que determina a exoneração do imposto para os livros de forma a beneficiar o leitor na ponta, já que tornava obrigatório o repasse na mesma proporção da isenção para o leitor, consequentemente, reduzindo o preço dos exemplares.
- Tivemos que considerar aspectos culturais mais relevantes que mereciam receber mais atenção e apareceu imediatamente a questão do livro e da leitura tanto pela Biblioteca Nacional quanto pelo papel do livro na Educação formal. Era uma questão séria que merecia ser renovada. Adotamos políticas de incentivo à leitura, parcerias para levá-las às escolas, estabelecemos programas de leitura e de incentivo ao livro de forma lúdica nas escolas nos finais de semana. Ainda, distribuímos livros e os incluímos como ítem obrigatório nas cestas básicas e fortalecemos as bienais e feiras de livros em todo o país”, resumiu. Encerrando o bate-papo, Gilberto falou da Tropicália que, segundo ele, trouxe a inovação e atualização da música popular.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















