Notícia no detalhe
Saldo positivo: campanha contra aftosa vacinou 30 mil
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca cumpriu a determinação do Núcleo de Defesa Agropecuária e vacinou 30 mil animais de até dois anos de idade na segunda etapa da Campanha Nacional contra Febre Aftosa. A secretaria havia disponibilizado 55 mil doses. Destas, sobraram 25 mil que servirão para a primeira etapa da campanha em maio de 2013. Para o secretário, Eduardo Alves, a meta foi atingida.
- Esta determinação chegou para a gente um dia antes de começar a segunda etapa, sob alegação de que o Estado do Rio de Janeiro tem mais de 90% dos animais já imunizados, e como há 15 anos não há registro da doença, a tendência é realizar uma única etapa por ano, mas não sabemos a partir de quando - explicou Eduardo, adiantando que as mesmas diretrizes servirão para os próximos anos: de vacinar todos os animais na primeira etapa e imunizar apenas as cabeças de gado de até dois anos de idade na segunda etapa.
Segundo o secretário, os agricultores que não vacinaram seus respectivos gados e tem animais cadastrados no NDA serão multados em R$ 5 por animal e as vacinas terão de ser aplicadas sob assistência de um técnico do NDA.
- Já os produtores que possuem até 70 animais, já podem solicitar na secretaria as vacinas contra manqueira, raiva e brucelose (fêmeas de três a oito meses de vida). As solicitações podem ser realizadas pessoalmente na sede, localizada na Avenida Presidente Vargas, 180, Pecuária, ou através do telefone do Departamento de Defesa Animal, de número (22) 2732-4344. Os produtores também podem procurar as associações mais próximas para fazer os pedidos - ressaltou.
As 35 cabeças de gado da propriedade rural de José Carlos da Silva Toledo, o Zé Toledo, de 82 anos, localizada em Monte Negro, na Baixada Campista, foram as primeiras a serem imunizadas. Para Zé Toledo, a doação que a Prefeitura de Campos faz é satisfatória, visto que muitos produtores não têm condições de comprar a vacina. “Seria muito mais difícil se não tivéssemos esse apoio do poder público”, afirmou.
O coordenador regional de Defesa Agropecuária, Claudio Vilela, informou que a vacina contra a doença é importante não só para o produtor, mas para o município, o estado e todo o país. Vilela adiantou que, através de parcerias com as prefeituras, em cada município tem um Posto de Defesa Agropecuária mais perto do produtor. Em Campos, o posto está localizado em Santa Maria, na Região Norte. Nele, o agricultor pode retirar o Guia de Transporte Animal (GTA) para transporte do gado de forma legalizada e favorecer o controle desse transporte por parte do estado.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















