Notícia no detalhe
Prefeitura investe na reestruturação de estradas da Baixada
Em prosseguimento ao programa de reestruturação das estradas municipais estratégicas para o setor produtivo nos quatro cantos da Baixada Campista, a Prefeitura de Campos investe pesado em obras de infraestrutura. No momento, um dos destaques são as intervenções no prolongamento da Via Linha do Limão, um investimento na ordem de R$ 6,5 milhões. A via é importante acesso para o escoamento agrícola e da produção de telhas, tijolos e blocos cerâmicos do Polo Ceramista no Setor Leste da Baixada Campista, que liga localidades da região de Poço Gordo e São Sebastião à RJ-216, no distrito de Goitacazes.
Segundo o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, na primeira etapa das obras, realizadas no perímetro urbano de Goitacazes, foram investidos R$ 6 milhões.
— A reestruturação da Linha do Limão é uma obra cara, complexa e de difícil execução, mas a prefeita Rosinha tomou a difícil decisão de tocar essa obra em função da sua importância estratégica tanto para facilitar a mobilidade das pessoas que moram em Goitacazes, Poço Gordo e São Sebastião, como para a indústria cerâmica e para os produtores rurais, que encurtam distâncias através desta via. É uma obra de difícil execução e cara por causa do tipo de solo. É uma região de solo pantanoso, com lençol freático elevado e o solo em barro pastoso, que dificulta o desempenho das máquinas e dos caminhões. Para que possamos construir uma estrada com base de qualidade, é preciso escavar muito profundamente a grande extensão da estrada para remover o solo instável. O material colocado é trazido de jazidas muitos distantes, além de precisar usar muita bica corrida (brita e pó de pedra)—explicou o secretário, lembrando que na primeira etapa foi necessário adquirir literita no estado do Espírito Santo, fato que provoca elevação dos custos por causa do frete da frota de caminhões.
Edilson acrescentou que após os trabalhos de infraestrutura (base, sub base, rede de drenagem que compreende galeria de águas pluviais de 2m x 1,5m e 1m x 1,5 metro, e ainda rede de água potável) , inicia-se a fase de obras de urbanização da via, com a construção das calçadas e do canteiro central.
— A prefeitura também recuperou as estradas de Bugalho, Carmo e São Bento, onde foi construída uma ponte bastante elevada cobre o Canal São Bento, de forma a permitir a passagem de embarcações sob a nova e reforçada ponte —acrescentou o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18