Notícia no detalhe
Formatura de Bombeiros Mirins emociona amigos e familiares
A emoção dos pais em ver seu filho após quatro meses se formar como Bombeiro Mirim, levou famílias às lagrimas na manhã desta quarta-feira (05), na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), no ato da solenidade. Noções de cidadania, defesa civil, meio ambiente, salvamento, primeiros socorros e projetos para desenvolvimento pessoal e social foram desenvolvidos entre os 54 alunos de 9 a 13 anos durante as atividades realizadas numa parceria entre o 5° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ) e FME.
Estiveram presentes durante a solenidade, o coordenador de Segurança e Ordem Pública e patrono da 24ª turma, Alcemir Pascouto, o presidente da FMIJ, Mario Lopes, o comandante do 5° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Sila Pereira, e o coordenador da Regional de Defesa Civil (Redec) IV- Norte Noroeste Fluminense, da Defesa Civil Estadual, Coronel Moacir Pires. Estes formaram mesa e acompanharam a desenvoltura dos alunos formandos.
Durante o evento, momentos como a entrega de certificados para os alunos que se destacaram por assiduidade, espírito de liderança e trabalho em equipe, foram ressaltados pelos presentes. O primeiro, segundo e terceiro lugar, ficou com os alunos Daniel Santos, Ana Letícia dos Santos e Jayane Ferreira, respectivamente, e a entrega foi feita pelas autoridades presentes.
Com horários de aulas de 7h30 às 11h, os Bombeiros Mirins passaram por muitas lutas até chegarem ao final desta jornada e, segundo Mario Lopes, alunos que se propõem a acordar muito cedo para participar de práticas de cidadania e, depois, ainda estudarem, são alunos diferenciados.
- Uma criança que escolhe acordar às 6h para estar aqui às 7h, no intuito de aprender a trabalhar para o próximo, desperta uma satisfação interior, que só quem é pai e mãe podem experimentar. Numa realidade onde há uma competição com o que o mundo oferece, ver o que estes alunos escolheram nos dá tremendo orgulho- destaca Mário Lopes.
O comandante do GBM, Sila Pereira, informa que o projeto vai pausar este ano para uma reformulação, mas que a perspectiva é que volte em julho , também em parceria com a FMIJ. “Estamos estudando possibilidades de profissionalizar estes jovens após a passagem pelo Bombeiro Mirim, oferecendo-lhes uma oportunidade de melhorias ainda mais significativas em seu retorno. Já tivemos uma experiência anterior de parada e a volta do projeto só veio a agregar ainda mais a prática”, pontuou.
O patrono da turma, Alcemir Pascouto, também destacou a importância do Bombeiro Mirim na vida das crianças. “Podemos ver nos olhos de cada família o orgulho destes que passam a ser uma dádiva para nosso país. A nossa esperança em mudar está aqui, já que estas crianças deixam de se envolver com a criminalidade exposta nas ruas, para servir ao seu próximo”, finaliza Pascouto.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















